DA TEORIA À PRÁTICA: ENTREVISTA A FISIOTERAPEUTAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APLICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES

Autores

  • Sofia Lopes Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto
  • Sandra Silva Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Rua José António Vidal, 81, 4760-409 Vila Nova de Famalicão, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4815-4896
  • Vânia Figueira Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Rua José António Vidal, 81, 4760-409 Vila Nova de Famalicão, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7924-6895

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6351

Palavras-chave:

Pedagogia, Fisioterapia, Satisfação, Metodologias de ensino, Comunicação

Resumo

O trabalho colaborativo, enquanto abordagem pedagógica, permite desenvolver tarefas em equipa capacitando os estudantes a enfrentar desafios complexos. Permite cooperação, comunicação, desenvolver competências sociais e aprendizagem entre pares, sob a forma de projetos e/ou debates em pequenos grupos, resolução de problemas e atividades práticas. Foi objetivo deste estudo avaliar a satisfação dos estudantes quanto à implementação de uma prática pedagógica, a entrevista, na qual, de modo semi-estruturada, deveriam aplicar e integrar os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Introdução à Profissão, lecionada no 1º ano do Curso de Licenciatura em Fisioterapia do Instituto Politécnico da Saúde do Norte. Dos 203 estudantes inscritos na Unidade Curricular, 135 constituíram a amostra em estudo. Quanto à satisfação relativamente à entrevista, 95% (n=128) dos estudantes, auto-reportaram que se encontravam muito satisfeitos ou satisfeitos com esta prática pedagógica. Tais dados parecem indicar que os estudantes auto-percecionaram que a entrevista se apresentou como uma dinâmica de aprendizagem inovadora.

Downloads

Publicado

16-07-2025

Como Citar

Lopes, S., Silva, S., & Figueira, V. (2025). DA TEORIA À PRÁTICA: ENTREVISTA A FISIOTERAPEUTAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APLICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(3), 12–18. https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6351

Artigos Similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.