L'ALIMENTATION ET LAS CULTURAS GASTRONÓMICAS

UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE FLE E DE ELE

Autores

  • Lucie Oliveira Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto https://orcid.org/0000-0002-5233-0904
  • Mariella Bejarano Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5831

Palavras-chave:

ensino de vocabulário, estratégias de aprendizagem, cultura, produção oral em ELE e FLE

Resumo

Pretende-se apresentar uma atividade que se realizou no âmbito de duas unidades curriculares – Espanhol A2 e Francês A2 – do curso de Línguas e Culturas Estrangeiras da Escola Superior de Educação do Porto. Este trabalho foca-se no ensino de um léxico (a alimentação) e de conteúdos gramaticais (determinantes artigos definidos, indefinidos e partitivos, os pronomes, o imperativo, o infinitivo e as perífrases verbais) específicos e comuns às duas línguas. As atividades propostas foram trabalhadas individualmente e em grupo. A unidade didática permitiu aos alunos explorar vários aspetos culturais da gastronomia francesa e hispano-americana e da história que se esconde atrás de algumas propostas culinárias exóticas e de fusão, e que, em muitos casos, eram desconhecidas para os alunos. Neste sentido, o uso de material autêntico como artigos, blogs e vídeos foram fundamentais para proporcionar um maior conhecimento das línguas e das culturas referidas. Serão discutidas as estratégias mobilizadas para o processo de ensino-aprendizagem em que foram trabalhadas as competências comunicativas em língua - de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas –, bem como os resultados desta experiência e que tinha como objetivo a prática da língua.

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Publicado

04-07-2024

Como Citar

Oliveira, L., & Bejarano, M. (2024). L’ALIMENTATION ET LAS CULTURAS GASTRONÓMICAS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE FLE E DE ELE. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(2), 112–119. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5831

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