EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL: CONTRIBUTOS PARA UMA METODOLOGIA DE JOB SHADOWING
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5363Palavras-chave:
job shadowing, desenvolvimento vocacional, tradução, interpretação e guia interpretação em língua gestualResumo
A orientação vocacional assume um papel fulcral no desenvolvimento e integração de jovens no mercado de trabalho, sendo entendida como uma ferramenta extremamente valiosa que os ajudará a tomar decisões de carreira informadas, promovendo o seu crescimento profissional, mas também pessoal. O job shadowing surge como uma técnica importante do desenvolvimento vocacional, ao proporcionar aos jovens a exploração de diferentes opções de carreira, um maior conhecimento da(s) profissão(ões) do seu interesse, preparando-os para o futuro, isto porque, estando munidos de maior conhecimento e de mais informação, irão ter as bases para tomar decisões acerca da sua carreira. O estudo procurou aferir o impacto do job shadowing no desenvolvimento vocacional dos estudantes do 1.o ano da Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (TILGP) da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). O estudo, descritivo, segue uma abordagem de investigação de cariz quantitativo, no qual participaram nove estudantes. Mediante os resultados obtidos, conclui-se que o job shadowing tem um impacto positivo no desenvolvimento vocacional dos estudantes em formação para TILGP, seja ao nível da tomada de decisão vocacional, das atribuições de carreira e das atitudes relativas ao futuro profissional.
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