EDUCAÇÃO, UM ALIADO DA CULTURA E DA GLOBALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5346Palavras-chave:
globalização, cultura, educação, tecnologia, acessibilidadesResumo
O presente trabalho destina-se ao estudo da Globalização e o modo como esta pode ser vantajosa para um bom desenvolvimento da cultura. Numa fase inicial é feita uma apresentação sobre o conceito de cultura, tendo por base uma perspetiva relacionada com o Património Cultural. Considero que o público-alvo deste estudo seja toda a comunidade educativa e da cultura, que procure inovar estes campos. Criando um espaço aberto para o seu desenvolvimento.
Procede-se ainda uma análise do termo globalização, realizando uma defesa do contexto abstrato da sua definição. No decorrer da análise de ambos os conceitos é feito recurso a diferentes autores, como Malcom Waters e Daniel Canedo, entre outros autores que serão citados. A metodologia de estudo utilizada foi a análise documental de diversas obras sobre os temas apresentados, como Introdução à Globalização de Campos & Canavezes (2007) e Reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos de Canedo (2009). Tendo por base a sua leitura, passa-se à sua reflexão crítica, apresentando, ainda, modos como a globalização pode ser vantajosa para o advento da cultura e para uma educação mais conectada ao meio cultural.
Acompanhado deste momento crítico, serão feitas propostas de desenvolvimento da cultura com recurso às novas tecnologias, tendo por base o aumento da integração das acessibilidades no meio cultural, permitindo, deste modo, criar um acesso à cultura justo, assim como, uma forma de maior conexão entre a educação e a cultura, criando, por sua vez, uma maior ligação entre o indivíduo e o meio cultural durante a sua formação escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.