NOVO ESPAÇO DE IMAGENS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i2.5196Palavras-chave:
imagem digital, ferramentas de aprendizagem, aprendizagem ativa, processamento de imagem, matemáticaResumo
As imagens digitais são usadas no processamento de imagens, uma área de aplicação crescente em muitas disciplinas científicas. Na Álgebra Linear, as imagens digitais podem ser usadas para uma aprendizagem mais significativa e motivadora dos alunos de engenharia. Um novo espaço de imagem digital como ferramenta de aprendizagem foi desenvolvido nos últimos cinco anos, estabelecendo uma interação entre os recursos digitais de aprendizagem e o currículo, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de aprendizagem personalizadas. Os alunos dos dois cursos de engenharia do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra utilizam esta ferramenta de aprendizagem nas aulas laboratoriais como complemento.
O objetivo deste artigo é apresentar algumas experiências desenvolvidas por alunos no âmbito de dois cursos de Álgebra Linear que utilizam o novo espaço das imagens digitais especificamente para apoiar a aprendizagem. Neste espaço, os alunos utilizam as imagens digitais como metodologia de aprendizagem dos conteúdos programáticos e competências matemáticas associadas. Seis experiências foram realizados e os resultados são apresentados e discutidos, destacando a contribuição desse tipo de metodologia como um suporte significativo no ensino e aprendizagem da matemática para engenheiros. Aprender neste espaço, e devido ao uso de tecnologias recentes, torna-se eficaz e estimulante para os alunos e o professor consegue "encantar" seus alunos no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.