NOVO ESPAÇO DE IMAGENS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Cristina Maria Ribeiro Martins Caridade Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i2.5196

Palavras-chave:

imagem digital, ferramentas de aprendizagem, aprendizagem ativa, processamento de imagem, matemática

Resumo

As imagens digitais são usadas no processamento de imagens, uma área de aplicação crescente em muitas disciplinas científicas. Na Álgebra Linear, as imagens digitais podem ser usadas para uma aprendizagem mais significativa e motivadora dos alunos de engenharia. Um novo espaço de imagem digital como ferramenta de aprendizagem foi desenvolvido nos últimos cinco anos, estabelecendo uma interação entre os recursos digitais de aprendizagem e o currículo, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de aprendizagem personalizadas. Os alunos dos dois cursos de engenharia do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra utilizam esta ferramenta de aprendizagem nas aulas laboratoriais como complemento.

O objetivo deste artigo é apresentar algumas experiências desenvolvidas por alunos no âmbito de dois cursos de Álgebra Linear que utilizam o novo espaço das imagens digitais especificamente para apoiar a aprendizagem. Neste espaço, os alunos utilizam as imagens digitais como metodologia de aprendizagem dos conteúdos programáticos e competências matemáticas associadas. Seis experiências foram realizados e os resultados são apresentados e discutidos, destacando a contribuição desse tipo de metodologia como um suporte significativo no ensino e aprendizagem da matemática para engenheiros. Aprender neste espaço, e devido ao uso de tecnologias recentes, torna-se eficaz e estimulante para os alunos e o professor consegue "encantar" seus alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Caridade, C. M. R. M. (2023). NOVO ESPAÇO DE IMAGENS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(2), 64–71. https://doi.org/10.34630/pel.v6i2.5196

Artigos Similares

<< < 2 3 4 5 6 7 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.