A importância da dinamização dos estágios curriculares nas IES como factor de atração dos alunos do ensino profissional para o ingresso no ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v1i4.4095

Palabras clave:

Estágios, Profissionalização, Ensino Superior

Resumen

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel importante no desenvolvimento local e nacional, visando a criação de valor para a comunidade envolvente. Um dos objetivos das IES consiste na definição de uma estratégia com o intuito de combater o abandono escolar, nomeadamente após o término do 3º ciclo, e aumentar o número de alunos que ingressam o ensino superior.O ISCAP, como uma instituição de ensino pública, tem vindo a desenvolver parcerias instituicionais com escolas do ensino secundário e profissional, estabelecendo relações com os gabinetes de orientação vocacional, contacto  direto com professores e alunos, desenvolvimento de várias atividades conjuntas – eventos, participação em atividades e projetos extra-curriculares, visitas, etc. Por outro lado, anualmente, recebemos alunos que estão a desenvolver o seu estágio curricular de modo a proporcionar-lhes uma experiência profissional na área da comunicação, marketing e empregabilidade, bem como a apoiar o desenvolvimento de Projetos de Aptidão Profissional (PAP) relacionado em diferentes áreas de atuação. Neste estudo pretende-se, assim, analisar a importância da realização de estágios curriculares de alunos que frequentam o ensino profissional nos gabinetes de uma IES – o ISCAP – como contributo para o processo de atração e incentivo ao prosseguimento de estudos. Esta análise visa a caraterização e apresentação de casos de estudantes que - após a realização de um estágio curricular no ISCAP e vivendo em pleno o ambiente de uma IES, a cultura e interagindo com estudantes e docentes, decidem prosseguir estudos para a nossa oferta formativa, TeSP e Licenciaturas.

Publicado

11/30/2021

Cómo citar

Pinto, S., Silva, M., & Soares, R. (2021). A importância da dinamização dos estágios curriculares nas IES como factor de atração dos alunos do ensino profissional para o ingresso no ensino superior. PRATICA - Revista De Investigación Multimedia Sobre Innovación Pedagógica Y Prácticas De E-Learning, 4(1), 20–22. https://doi.org/10.34630/pel.v1i4.4095

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.