CAMINHOS E DESAFIOS DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA RESPONSIVA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO BRASIL E EM PORTUGAL

Autores

  • Vânia Graça Centro de Investigação e Inovação na Educação (inED), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Portugal)
  • Kátia Gonzaga Centro de Investigação e Inovação em Educação (InEd), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal,Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil, Logos University International, Miami, USA https://orcid.org/0000-0001-8351-9614

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6378

Palavras-chave:

avaliação responsiva, documentos curriculares, estágio supervisionado, formação inicial de professores

Resumo

Esta comunicação problematiza o conceito de avaliação pedagógica e os seus princípios, trazendo o que as autoras denominam de avaliação responsiva. Além disso, pretende compreender a sua utilização em contexto de sala de aula, nomeadamente em contexto de formação inicial docente, nas práticas de estágio supervisionado, a partir de um universo restrito de documentos orientadores sobre as práticas avaliativas do processo de ensino e aprendizagem (Plano de unidade curricular e Projeto de curso), disponíveis nos sites das universidades públicas do Brasil e de Portugal para refletir sobre a orientação para essas práticas, e em que medida elas avançam para a prática de avaliação responsiva.  A metodologia utilizada para esse percurso é a revisão narrativa, cuja análise da literatura e documentos legais e institucionais são da interpretação e análise crítica pessoal das autoras, a partir do que consideram avaliação responsiva. Os dados foram recolhidos em sites de cinco universidades públicas das diferentes regiões brasileiras e portuguesas, seguindo determinados critérios. Os resultados permitem concluir que há uma tentativa de renovação de concepções teórico-práticas e ferramentas de avaliação, incluindo as digitais, porém, verifica-se ainda uma resistência na conceção e momento que se avalia, distante de uma prática responsiva.

Biografias Autor

Vânia Graça, Centro de Investigação e Inovação na Educação (inED), Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Portugal)

É atualmente Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, na área de Supervisão Pedagógica no 1.º CEB. É doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho, em que realizou uma investigação que conjugou a Tecnologia Educativa e a Educação Histórica, intitulada: "Metodologias ativas e tecnologias digitais para o desenvolvimento da consciência histórica - um estudo de caso com alunos do 1.º e 2.º CEB", financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Concluiu o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação, do Politécnico do Porto (Portugal) e a Licenciatura em Educação Básica no Instituto de Educação, da Universidade do Minho (Portugal). É formadora acreditada (CCPFC/RFO-42559/24) nas áreas e domínios de Tecnologia e Comunicação Educativa e Metodologias de Investigação em Educação, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Desde 2018 é investigadora no projeto IFITIC "Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico", do Centro de Investigação em Inovação do Instituto Politécnico do Porto (InED). Possui comunicações e publicações nas seguintes áreas de estudo: Tecnologia Educativa; Metodologias ativas; Educação Histórica; Ensino e aprendizagem da História; Consciência Histórica; Pensamento Histórico; Educação Básica; Formação de professores.

Kátia Gonzaga, Centro de Investigação e Inovação em Educação (InEd), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal,Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil, Logos University International, Miami, USA

Docente e gestora da Ed. Básica e Superior há mais de 30 anos, nas Redes Pública e Privada. Consultora independente da OEI, Unesco e PNUD com experiência em projetos nacionais e internacionais nas áreas de formação de professores e gestores, gestão de sistema, educação inclusiva, gestão de EaD, currículo escolar, entre outros.
É mestre em Supervisão e Currículo, com pesquisa voltada para Formação de Professores; Doutora em Educação: Currículo, com pesquisa voltada para fortalecimento de Sistemas de EaD em cooperações internacionais bilaterais do tipo Sul-Sul, e, Pós Doutorado em Educação e TIC, com pesquisa voltada para Gestão de Ensino Superior em Portugal, Tecnologia e EaD.
Temas de investigação: Formação de Profissionais da Educação, Currículo e Diversidade/ Inclusão ; Educação Criativa; Gestão de EaD; Ensino e Gestão Escolar e Decolonialismo; Gestão Responsiva, Educação, Sustentabilidade e ODS, Formação da Juventude; Projeto de Vida e Empreendedorismo Social.

Downloads

Publicado

16-07-2025

Como Citar

Graça, V., & Gonzaga, K. (2025). CAMINHOS E DESAFIOS DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA RESPONSIVA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO BRASIL E EM PORTUGAL. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(3), 108–119. https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6378

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.