CAMINHOS E DESAFIOS DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA RESPONSIVA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO BRASIL E EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6378Palavras-chave:
avaliação responsiva, documentos curriculares, estágio supervisionado, formação inicial de professoresResumo
Esta comunicação problematiza o conceito de avaliação pedagógica e os seus princípios, trazendo o que as autoras denominam de avaliação responsiva. Além disso, pretende compreender a sua utilização em contexto de sala de aula, nomeadamente em contexto de formação inicial docente, nas práticas de estágio supervisionado, a partir de um universo restrito de documentos orientadores sobre as práticas avaliativas do processo de ensino e aprendizagem (Plano de unidade curricular e Projeto de curso), disponíveis nos sites das universidades públicas do Brasil e de Portugal para refletir sobre a orientação para essas práticas, e em que medida elas avançam para a prática de avaliação responsiva. A metodologia utilizada para esse percurso é a revisão narrativa, cuja análise da literatura e documentos legais e institucionais são da interpretação e análise crítica pessoal das autoras, a partir do que consideram avaliação responsiva. Os dados foram recolhidos em sites de cinco universidades públicas das diferentes regiões brasileiras e portuguesas, seguindo determinados critérios. Os resultados permitem concluir que há uma tentativa de renovação de concepções teórico-práticas e ferramentas de avaliação, incluindo as digitais, porém, verifica-se ainda uma resistência na conceção e momento que se avalia, distante de uma prática responsiva.
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