GAMIBOT: UM CHATBOT EDUCATIVO GAMIFICADO COM INTEGRAÇÃO NO MOODLE PARA SUPORTE PERSONALIZADO À APRENDIZAGEM

Autores

  • Miguela Moreira ESMAD do P.PORTO
  • José Paiva P.PORTO
  • Mário Pinto ESMAD do P.PORTO
  • Ricardo Queirós ESMAD do P.PORTO

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6372

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Gamificação, Chatbot Educativo, Moodle, Ensino Superior

Resumo

A combinação entre Inteligência Artificial (IA) e gamificação apresenta-se como uma abordagem inovadora para aumentar a eficácia e a motivação no processo educativo. Este artigo apresenta o Gamibot, um chatbot educativo gamificado, concebido para integrar a plataforma Moodle e apoiar estudantes do ensino superior. O Gamibot recorre a modelos de linguagem de grande escala (LLMs) para proporcionar interações personalizadas, incluindo funcionalidades como esclarecimento de dúvidas, criação de quizzes adaptativos, e sumarização de conteúdos, com possibilidade de leitura automática. A camada gamificada do sistema baseia-se em mecânicas como pontos, badges, níveis e estatísticas de utilização, com o objetivo de promover o envolvimento contínuo dos estudantes.

A arquitetura do Gamibot foi desenhada para garantir compatibilidade multiplataforma, aplicabilidade em diferentes disciplinas, segurança de dados e escalabilidade. Este artigo descreve a arquitetura, implementação, e avaliação do Gamibot, incluindo uma análise do estado da arte em LLMs, plataformas de criação de chatbots, frameworks de gamificação e mecanismos de integração com LMS. A avaliação foi realizada com base em testes de usabilidade e desempenho, tendo os resultados indicado uma aceitação positiva por parte dos utilizadores, especialmente quanto à utilidade pedagógica e à interface motivadora. Este estudo reforça o potencial da IA generativa aliada à gamificação como ferramenta de apoio ao ensino superior, destacando direções futuras para a sua expansão e personalização.

Downloads

Publicado

16-07-2025

Como Citar

Moreira, M., Paiva, J., Pinto, M., & Queirós, R. (2025). GAMIBOT: UM CHATBOT EDUCATIVO GAMIFICADO COM INTEGRAÇÃO NO MOODLE PARA SUPORTE PERSONALIZADO À APRENDIZAGEM. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(3), 55–66. https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6372

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)