GAMIBOT: UM CHATBOT EDUCATIVO GAMIFICADO COM INTEGRAÇÃO NO MOODLE PARA SUPORTE PERSONALIZADO À APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6372Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Gamificação, Chatbot Educativo, Moodle, Ensino SuperiorResumo
A combinação entre Inteligência Artificial (IA) e gamificação apresenta-se como uma abordagem inovadora para aumentar a eficácia e a motivação no processo educativo. Este artigo apresenta o Gamibot, um chatbot educativo gamificado, concebido para integrar a plataforma Moodle e apoiar estudantes do ensino superior. O Gamibot recorre a modelos de linguagem de grande escala (LLMs) para proporcionar interações personalizadas, incluindo funcionalidades como esclarecimento de dúvidas, criação de quizzes adaptativos, e sumarização de conteúdos, com possibilidade de leitura automática. A camada gamificada do sistema baseia-se em mecânicas como pontos, badges, níveis e estatísticas de utilização, com o objetivo de promover o envolvimento contínuo dos estudantes.
A arquitetura do Gamibot foi desenhada para garantir compatibilidade multiplataforma, aplicabilidade em diferentes disciplinas, segurança de dados e escalabilidade. Este artigo descreve a arquitetura, implementação, e avaliação do Gamibot, incluindo uma análise do estado da arte em LLMs, plataformas de criação de chatbots, frameworks de gamificação e mecanismos de integração com LMS. A avaliação foi realizada com base em testes de usabilidade e desempenho, tendo os resultados indicado uma aceitação positiva por parte dos utilizadores, especialmente quanto à utilidade pedagógica e à interface motivadora. Este estudo reforça o potencial da IA generativa aliada à gamificação como ferramenta de apoio ao ensino superior, destacando direções futuras para a sua expansão e personalização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

