PROJETOS INCLUSIVOS NA CULTURA PORTUGUESA

Autores

  • Daniela Fatela Geraldes Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6346

Palavras-chave:

Acessibilidade Cultural, Inclusão, Museus, Participação cultural, Públicos diversos

Resumo

Este artigo analisa práticas culturais inclusivas em Portugal que promovem o acesso à arte e ao património por pessoas com deficiência, Surdas e neurodivergentes. Com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), reforça-se o direito à participação cultural em igualdade de condições. A investigação combina a análise de projetos desenvolvidos por museus e centros culturais com entrevistas a membros da ACAPO — Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal. São avaliados recursos como imagens em relevo, audiodescrição, braille, linguagem simples e tecnologias de apoio. Os resultados revelam que a acessibilidade cultural vai além de adaptações técnicas: exige a participação ativa das próprias pessoas com deficiência, Surdas e neurodivergentes, no desenho das soluções e uma mudança institucional profunda. Isto implica eliminar barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais, transformando os espaços culturais em ambientes mais justos e representativos. Conclui-se que a acessibilidade é uma prática ética e política coletiva, essencial para uma cultura verdadeiramente democrática e inclusiva. A construção de espaços culturais acessíveis exige compromisso, escuta ativa e responsabilidade partilhada entre instituições, profissionais e comunidades.

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Publicado

16-07-2025

Como Citar

Fatela Geraldes, D. (2025). PROJETOS INCLUSIVOS NA CULTURA PORTUGUESA. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(2), 32–39. https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6346

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