APROXIMAÇÕES ENTRE METACOGNIÇÃO E EMOÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5797Palavras-chave:
ensino de ciências, engajamento, revisão da literatura, competências socioemocionaisResumo
A utilização de estratégias metacognitivas em espaços formais de educação, por meio da mediação e fomento do professor, demonstra potencialidades de melhora na aprendizagem, desempenho em sala de aula e na habilidade de gerenciamento socioemocional dos estudantes. Sendo a área de ensino de ciências naturais e exatas tipicamente associada aos maiores graus de dificuldade para a assimilação dos conteúdos, o emprego intencional da metacognição no ensino-aprendizagem deste campo do conhecimento pode evidenciar sua contribuição. Assim, por meio de uma revisão da literatura na base de dados Web of Science com os termos emotion e learning nas palavras-chave e metacognition no título, foram obtidos 18 artigos entre 1997 a 2024. Destes, apenas 9 trabalhos perfazem o objetivo de compreender as relações dos efeitos na aprendizagem e as implicações com fatores emocionais ou motivacionais com a prática metacognitiva. Os resultados indicam ser possível identificar impactos positivos no planejamento, regulação e aperfeiçoamento na realização de atividades, bem como o maior engajamento para a solução de problemas, redução dos sentimentos de valência negativa e melhor gerenciamento de erros na realização de problemas. Ainda assim, se ressalta a escassez de estudos na literatura para uma compreensão abrangente e assertiva da temática e maior singularidade na concepção do que é metacognição.
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