APRENDIZAGEM ATIVA NA GEOGRAFIA DO DÉCIMO ANO DE ESCOLARIDADE: DESENHO DE UM PROJETO

Autores

  • Diogo Fernandes Sousa

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4930

Palavras-chave:

geografia, cidadania e desenvolvimento, interdisciplinaridade, ensino secundário, aprendizagem ativa

Resumo

Este trabalho visa contribuir para uma educação online ou um ensino misto, munido de meios tecnológicos, centrado no desenvolvimento das competências presentes no documento das aprendizagens essenciais da disciplina de Geografia do décimo ano de escolaridade. Foi desenvolvido um guião de trabalho que permite uma orientação pormenorizada do estudante para protagonizar uma investigação autónoma, incidente sobretudo no módulo temático da população, onde o papel do docente se remete para o esclarecimento de dúvidas, possibilitando o aluno a “aprender a aprender” e fomentando o seu sentido crítico e analítico. Com base nas conclusões da operacionalidade do trabalho de pesquisa, efetuado pelos alunos do décimo ano, a partir do guião fornecido pelo docente, apresentam-se algumas considerações sobre a aplicação de práticas pedagógicas alternativas.

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Publicado

27-05-2023

Como Citar

Fernandes Sousa, D. (2023). APRENDIZAGEM ATIVA NA GEOGRAFIA DO DÉCIMO ANO DE ESCOLARIDADE: DESENHO DE UM PROJETO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(1), 96–103. https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4930

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