APRENDER GENÉTICA: UMA ABORDAGEM INTERATIVA ENTRE ENSINO SUPERIOR E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Gonçalo Novais E2S, P.Porto
  • Clara Dias E2S, P.Porto
  • Beatriz Ferreira E2S, P.Porto
  • Maria do Céu Lamas E2S, P. Porto; LAQV /REQUIMTE
  • Sandra Mota E2S, P. Porto; LAQV /REQUIMTE
  • Maria Manuela Amorim E2S, P. Porto; LAQV /REQUIMTE

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6383

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Pedagogia Interativa, Genética, Hereditariedade, DNA

Resumo

Integrada na unidade curricular Educação Clínica II da E2S|Porto, foi desenvolvida uma intervenção pedagógica sobre a hereditariedade, dirigida a estudantes do 1.º ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de promover a aprendizagem ativa de conceitos fundamentais da genética clássica. Iniciando com o mote “Porque somos parecidos com os nossos pais?”, adotou-se uma abordagem lúdico-pedagógica, com momentos expositivos intercalados com atividades lúdicas adaptadas à faixa etária. As atividades incluíram a identificação de características fenotípicas familiares, a simulação de cruzamentos genéticos com coelhos em cartão e modelos de ervilhas e a construção de um cariótipo com pauzinhos de gelado. Estas abordagens permitiram explorar conceitos chave de hereditariedade e biologia celular. Para avaliar a eficácia da apresentação foram realizados questionários no início e no final da mesma, tendo-se verificado um aumento significativo de respostas corretas após a apresentação, evidenciando a eficácia do método de exposição. A combinação entre teoria e as atividades práticas revelou ser uma ferramenta eficaz para a aprendizagem em ciência, despertando o interesse precoce dos estudantes pela genética. Este modelo demonstra o potencial das estratégias de pedagogia-interativa na educação básica, promovendo a compreensão e o desenvolvimento do pensamento científico desde os primeiros anos escolares.

Downloads

Publicado

16-07-2025

Como Citar

Novais, G., Dias, C., Ferreira, B., Lamas, M. do C., Mota, S., & Amorim, M. M. (2025). APRENDER GENÉTICA: UMA ABORDAGEM INTERATIVA ENTRE ENSINO SUPERIOR E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(2), 77–85. https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6383

Artigos Similares

<< < 7 8 9 10 11 12 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.