Revista Pratica eLearning

Sobre a Revista

ISSN: 2184-1837

A Revista Pratica eLearning é uma publicação anual do Centro de Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto. Criada em 2017, trata-se de uma revista multimédia do espaço ibero-americano, com revisão por pares e em formato eletrónico e aberto, centrada nas boas práticas de inovação e de formação à distância no ensino. Como tal, publica trabalhos de investigação com enfoque na inovação, desenvolvimento e/ou intervenção no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, em sentido amplo e em áreas e âmbitos diversificados em contextos formais e não formais.

Indexada em: Latindex

Notícias

Número Atual

Vol. 5 N.º 1 (2022): Número Especial - Equidade, accessibilidade e democratização do ensino superior.
					Ver Vol. 5 N.º 1 (2022): Número Especial - Equidade, accessibilidade e democratização do ensino superior.

Guest Editor: Anxo Sanchez Bermudez, PhD

Vigo University

O Ensino Superior tem assistido a um crescimento surpreendente em todo o mundo nas últimas décadas. Contudo, verificam-se grandes assimetrias no que respeita ao acesso, com uma taxa bruta de matrícula de 68% na Europa, 23% no Sul da Ásia e 9% na África Subsaariana. Além disso, verifica-se que países/regiões específicos apresentam acentuadas desigualdades de oportunidades, pelo que muitos definiram metas para aumentar a parcela da população com ES e/ou ampliar o acesso ao ES para indivíduos que estão sub-representados devido ao status socioeconómico, raça, etnia, religião, idade, sexo, deficiência ou origem geográfica. Paralelamente, o mundo passou por um periodo pandémico que redefiniu as práticas de comunicação e aprendizagem e, em muitos casos, realçou desigualdades de acesso ao ensino superior. Este número especial da revista Pratica eLearning é motivado pelo projecto Love.Dist@ance, mas vai para além dele, reunindo contributos que pretendem demonstrar, práticas, politicas e estratégias para promover a acessibilidade, equidade e democratização do ensino superior.

                     

Publicado: 07/18/2022

Editorial

Ver Todos os Números