2024: I Encontro Nacional de Educação Básica: I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
I Encontro Nacional de Educação Básica: I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
O I Encontro Nacional de Educação Básica (ENEB) é uma iniciativa que  reuniu profissionais da Educação, investigadores, estudantes e outros agentes educativos, num espaço de diálogo e de reflexão, partilhando ideias, experiências e construindo respostas capazes de impulsionar a transformação necessária. É neste pressuposto que se alicerçam os objetivos do Encontro: promover a discussão e o debate sobre questões nucleares da Educação Básica e da Escola Pública; valorizar a formação inicial e contínua de profissionais de Educação; reforçar o diálogo entre a investigação científico-pedagógica e as práticas educativas; proporcionar um espaço de apresentação e partilha de projetos e de experiências educativas; partilhar práticas educativas de reconhecido impacto por instituições de Educação Básica.

Artigos

Carina Coelho
“QUANTOS-QUERES?”: Contributions of the Sociology of Education to think pedagogical practice in teacher’s training based on playfulness
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5959
PDF (Português)
Joana Lopes, Luís Mota
Consciousness mobilization and historical evidence through project-based work methodology. Conceptions of 6th-grade students.
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5960
PDF (Português)
Susana Oliveira, Rui Ramos
The Study of Textual Types in an Interdisciplinary Approach in Basic Education
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5961
PDF (Português)
Sofia Pereira, Clínica Criar
The Construction of the Bridge between Curricular Practices and the Development of Socio-emotional Skills
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5962
PDF (Português)
Catarina Serrano Pereira, Inês Sá, Sara Barros Araújo, José António Costa
WHO TELLS A TALE ADDS... DIVERSITY: The importance of Literary Education in promoting inclusive attitudes in EPE
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5963
PDF (Português)
Catarina Carvalho, Maria João Moreira, Rui Martins, Ângela Couto, Cláudia Maia-Lima
A project in early childhood education: “What is a zoologist?”
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5972
PDF (Português)
Poliksena Hardalova, Sónia Barbosa
Drama and theatre in the training of education professionals
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5974
PDF (Português)
Ana Serrão-Arrais, David Catela, Helena Luís
Cardboxes in unstructured motor activity with non-walkers in a nursery: exploratory study
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5975
PDF (Português)
David Catela, Ana Serrão-Arrais, Clara Brito, Lídia Cerejeira, Beatriz Costa, Fábio Graça, Ana Pereira
Desenho próprio de espaço reduzido conhecido para atividade de orientação em crianças de 4-5 anos de idade
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5965
PDF (Português)
Sara Lima Alves
The importance of oral tradition poetry in the literary formation of young readers: learning paths and practices supported in the 1st Cycle of Basic Education
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5966
PDF (Português)
Ana Inês Peixoto, Cristiana Mendes, Ana Rita Férias
The importance of Art Education for children attending the 1st CEB
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5967
PDF (Português)
Beatriz Gomes, Inês Correia, Ans Férias
“Knowledge Surgery”: potentialities and challenges of a pedagogical path at the 1st CEB
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5969
PDF (Português)
Grazielle Alves dos Santos Georges, Maria Célia Borges
As implicações e desafios para a implementação das atuais reformas educativas para a formação de professores nos cursos de licenciatura em química do IFGoiano
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5970
PDF (Português)
Raquel da Silva Carneiro, Regina Marisa Duarte, Sara Lima Alves, Ana Cristina Macedo
Whoever tells a tale cultivates more than one point: strategies for exploring traditional tales in the 1st Cycle of Basic Education
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5971
PDF (Português)