Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar um conto do Património Literário Oral e suas reescritas, e apresentar estratégias pedagógicas centradas na leitura literária orientada para o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, no 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, selecionou-se o conto tradicional Se Houvesse Limão, reescrito por Alice Vieira, e publicado na coleção Histórias Tradicionais Portuguesas.
No que concerne especificamente à análise de textos literários com crianças, o professor deve ter conhecimento aprofundado sobre o conteúdo da obra, fomentando práticas mais confiantes e sustentadas, sendo necessário que a análise prévia da diegese convoque pressupostos teóricos do campo de conhecimento da literatura para contextualizar as atividades de exploração propostas. Neste sentido, será feita uma breve contextualização da autora e, seguidamente, uma análise mais aprofundada da obra, incluindo a abordagem do esquema actancial e a estrutura quinária relativos à mesma.
Com o objetivo de melhorar as interações entre o aluno e o texto, as atividades desenvolvem-se ao longo de três momentos distintos, nomeadamente atividades prévias à leitura (pré-leitura), durante a leitura (leitura) e após a leitura (pós-leitura) (Yopp & Yopp, 2006), e a articulação de saberes entre as áreas do Português, da História e Geografia de Portugal, das Expressões Motora e Musical e da Gastronomia.
Referências
Azevedo, F. (2010). Da Luta entre o Bem e o Mal, as Crianças são sempre Vencedoras. In Azevedo, F. (coord.), Infância, Memória e Imaginário. Ensaios sobre Literatura Infantil e Juvenil (pp. 11-29). Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança / Instituto de Educação, Universidade do Minho. https://core.ac.uk/reader/55629230
Carvalho, J., Cunha, I., Fortunato, K., Guimarães, E., Oliveira, H., Queiroz, N., Regina, J., Santos, R. & Silva, K. (2021). A Importância da Leitura na Sala de Aula. Research, Society and Development, 10 (4), 1-10. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14129/12748
Chevalier, J. & Gheerbrant, A. (2010). Dicionário dos Símbolos. Teorema.
Direção-Geral da Educação. (2018). Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português do 4.º ano. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/portugues_1c_4a_ff.pdf
Gomes, J. A. (1993). A Poesia na Literatura para a Infância. Edições ASA.
Gomes, J. A. (2000, fevereiro 24-25). Da Literatura Oral Tradicional à Literatura para Crianças: Alguns Casos Recentes. [Comunicação] No Branco do Sul, as Cores dos Livros: Encontro sobre Literatura para Crianças e Jovens, Beja. https://repositorio.ipbeja.pt/server/api/core/bitstreams/c9f3f7e4-f596-468e-b1c2-9d02aae63c15/content
Gomes, M. C. S. F. (2023). Interdisciplinaridade no 1.º Ciclo : Derrubar Barreiras e criar Pontes.[Dissertação de mestrado, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida]. Repositório do Instituto de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. http://hdl.handle.net/10400.12/9255
Greimas, A. J. (1973). Semântica Estrutural: Pesquisa de Método. Cultrix.
Grimm, J., & Grimm, W. (2017). Contos Completos - Irmãos Grimm. Círculo de Leitores.
Guerreiro, C. A. (2013). Contos da Infância e do Lar: da Tradição Oral à Literatura para a Infância Álabe: Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura, 8, 1-12. http://hdl.handle.net/10198/9138
Herdeiro, M. B. (1990). Literatura para Crianças e Jovens em Portugal. Ler (Edição Internacional), Círculo de Leitores/IPLL, 36-38.
Larivaille, P. (1974). A Análise (Morfo)lógica da Narrativa. Poétique, 19, 368-388.
Martins, M. M. & Viana, F. L. P. (1996) O Papel do Livro na Formação Intelectual da Criança: A Importância do Livro na Formação Intelectual da Criança: a Importância do Livro antes de ler. Saber Educar (1), 58-61. http://hdl.handle.net/20.500.11796/950
Mateus, D. (1997). (Des)construção Ideológica de um Conto Infantil .O Capuchinho Vermelho. Revistado por Alunos do Ensino Secundário : Uma Experiência Pedagógica no Âmbito da Área-escola. [Dissertação de Mestrado, Universidade Clássica de Lisboa].
Medina, M. B., & Prades, D. (2015). Por que e para que promover a Leitura?, A Formação dos Mediadores, 16-28. https://sinapse.gife.org.br/download/a-formacao-dos-mediadores
Mendoza Fillola, A. (2004). La Educación Literaria: Bases para la Formación de la Competencia Lecto-lteraria. Aljibe.
Morin, E. (2005). Educação e complexidade, os Sete Saberes e Outros Ensaios. Cortez.
Pires, M. N. (2005). Pontes e Fronteiras. Da Literatura Tradicional à Literatura Contemporânea. Caminho.
Reis, C., Dias, A. P., Cabral, A. T. C. C., Silva, E., Viegas, F., Bastos, G., Mota, I., Segura, J. & Pinto,
M. O. (2009). Programas de Português do Ensino Básico. Ministério da Educação. https://epn.pt/wp-content/uploads/2020/01/Programa-de-Portugues.pdf
Velasco, C. (2018). Histórias de boca: O conto tradicional na educação infantil. Panda Educação https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=-2JbDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=conto+tradicional+na+inf%C3%A2ncia&ots=-T8fmR7f6S&sig=M0m9GQ4AAwWSIs6iysk2SCCLaeM#v=onepage&q=conto%20tradicional%20na%20inf%C3%A2ncia&f=false
Vieira, A. (2008). Histórias Tradicionais Portuguesas: O Coelhinho Branquinho e a Formiga Rabiga ; Se Houvesse Limão. Caminho.
Yopp, R., & Yopp, H. (2006). Literature based reading activities. Pearson.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0.