Resumo
Com o trabalho intitulado de “A construção da “ponte” entre as práticas curriculares e o desenvolvimento de competências socioemocionais” pretendeu-se documentar um conjunto de experiências educativas desenvolvidas com uma turma de terceiro ano do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB). As competências socioemocionais e académicas desenvolvem-se continuamente e estão profundamente interligadas. Ambas se desenvolvem no quotidiano enquanto surgem desafios sociais e oportunidades de ensino (Jones & Bouffard, 2012). Com base nesta premissa e partindo de algumas necessidades observadas no grupo surgiu esta intervenção, com objetivos amplos que iam desde as competências de comunicação, as capacidades de autorregulação, o respeito pelo outro, a gestão e resolução de conflitos e o desenvolvimento de competências curriculares. A equipa educativa composta pela psicóloga da escola e pela professora titular de turma traçou um conjunto de dinâmicas e estratégias, consoante a evolução de necessidades e respostas do grupo (levantadas através dos registos de conflitos nos tempos livres, preocupações debatidas na assembleia de turma e nas reuniões de equipa pedagógica). Estas dinâmicas passaram pela exploração de histórias como o livro Gosto de ti (quase sempre) de Anna Llenas que se assumiu como um elemento central, mas também abriu portas para a mobilização de um vasto número de recursos inspirados por outros livros ou projetos, de acordo com a intencionalidade pedagógica e didática do percurso traçado. Tendo as exigências do dia-a-dia do grupo como mote, este percurso incorporou a articulação de diferentes áreas do saber como o Português, a Matemática, as Artes Visuais, a Filosofia com Crianças e a Expressão Dramática/teatro. Entre os efeitos observados destacam-se as sinalizações do docente para a resolução de conflitos entre as crianças, a evolução dos temas abordados na assembleia de turma, as atitudes observadas na resolução de problemas e a mobilização das competências trabalhadas. Da mesma forma, analisa-se um leque variado de amostras de trabalho curricular e a evolução de competências dos alunos.
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