As implicações e desafios para a implementação das atuais reformas educativas para a formação de professores nos cursos de licenciatura em química do IFGoiano
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Palavras-chave

Reformas educacionai
licenciatura em química
IFGoiano

Como Citar

Georges, G. A. dos S., & Borges, M. C. (2024). As implicações e desafios para a implementação das atuais reformas educativas para a formação de professores nos cursos de licenciatura em química do IFGoiano. Encontro Nacional De Educação Básica. https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5970

Resumo

Atualmente os Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano) e suas matrizes curriculares estão organizadas segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação de professores para a educação básica, conforme Resolução CNE/CP n° 2 (Resolução nº 2, 2015). Contudo, com a mudança de governo e de ideologia política ocorridas no pleito eleitoral no ano de 2019, foram publicadas novas diretrizes curriculares por meio da Resolução CNE/CP n° 2 de 2019 (Resolução nº 2, 2019) podendo ser implementadas até dezembro de 2023. O delineamento da pesquisa parte de uma revisão de literatura e pesquisa documental e abordagem qualitativa dos PPC dos
cursos de Licenciatura em Química do IFGoiano e das DCN para formação de professores para atuar na educação básica, analisando as intencionalidades das mudanças ocorridas nessas DCN no periodo compreendido de 2015 até a atualidade. Identificamos que as políticas educacionais mudam a cada governo mesmo antes que as anteriores tenham sido implementadas e avaliadas.
Os resultados apontam para um projeto de educação subordinada aos interesses políticos educacionais de grupos econômicos em um cenário de adversidade política, constituindo um grande desafio e requer resistência das instituições formadoras.      

https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5970
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