“QUANTOS-QUERES?” Contributos da Sociologia da Educação para pensar a prática pedagógica na formação inicial de professores a partir da dinâmica lúdica
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Palavras-chave

sociologia da educação
pedagogia
formação de professores
ludicidade

Como Citar

Coelho, C. (2024). “QUANTOS-QUERES?” Contributos da Sociologia da Educação para pensar a prática pedagógica na formação inicial de professores a partir da dinâmica lúdica. Encontro Nacional De Educação Básica. https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5959

Resumo

De acordo com Stoer (2008) a Sociologia da Educação é essencial para compreender o papel da Escola, e assim dos diferentes atores e agentes educativos, na criação e perpetuação da realidade social. A ação pedagógica segundo Bourdieu e Passeron (2008) é entendida enquanto relação comunicacional particular por decorrer no quadro de uma relação de forças desigual que impõe significados e reproduz a ordem dominante. São as próprias relações de poder que atribuem sentido e conteúdo às ações pedagógicas, legitimando-as, hierarquizando-as e reproduzindo-as: só é considerado apto para transmitir esse “habitus" às gerações seguintes aquele que interiorizou suficientemente o arbitrário cultural (Abrantes, 2011). Importa interrogarmo-nos sobre as nossas práticas pedagógicas e criar condições que permitam romper com o "círculo reprodutivo". Do aprender fazendo e da ludicidade intrínseca aos processos de aprendizagem colaborativos, e não reprodutivos, resulta um forte sentido de compromisso e implicação dos estudantes na sua formação, e, consequentemente, uma reflexão sobre as práticas pedagógicas propostas em sala de aula. Neste artigo, damos conta do trabalho desenvolvido com estudantes do 1º ano da licenciatura em Educação Básica na unidade curricular de Sociologia da Educação entre 2021 e 2023. Os estudantes foram incentivados a mobilizar temáticas da educação (culturas da infância e direitos das crianças; construção social dos (in)sucessos escolares e educativos; famílias e comunidades) em função das suas experiências pessoais, profissionais, académicas e formativas. Partindo das metodologias participativas e de trabalho de projeto, construíram narrativas lúdico-expressivas, produzindo materiais gráficos e audiovisuais que posteriormente expuseram na comunidade educativa. Tal como no jogo QUANTOS-QUERES um origami popular em que o participante escolhe e descobre o sentido da brincadeira, também os estudantes perceberam o entusiasmo que a dinâmica lúdica cria na formação.

https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5959
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