2024: I Encontro Nacional de Educação Básica: I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
I Encontro Nacional de Educação Básica: I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
O I Encontro Nacional de Educação Básica (ENEB) é uma iniciativa que  reuniu profissionais da Educação, investigadores, estudantes e outros agentes educativos, num espaço de diálogo e de reflexão, partilhando ideias, experiências e construindo respostas capazes de impulsionar a transformação necessária. É neste pressuposto que se alicerçam os objetivos do Encontro: promover a discussão e o debate sobre questões nucleares da Educação Básica e da Escola Pública; valorizar a formação inicial e contínua de profissionais de Educação; reforçar o diálogo entre a investigação científico-pedagógica e as práticas educativas; proporcionar um espaço de apresentação e partilha de projetos e de experiências educativas; partilhar práticas educativas de reconhecido impacto por instituições de Educação Básica.

Artigos

Carina Coelho
“QUANTOS-QUERES?” Contributos da Sociologia da Educação para pensar a prática pedagógica na formação inicial de professores a partir da dinâmica lúdica
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5959
PDF
Joana Lopes, Luís Mota
Mobilização da consciência e evidência histórica através da metodologia de trabalho por projeto. Conceções de crianças do 6.º ano de escolaridade
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5960
PDF
Susana Oliveira, Rui Ramos
O Estudo dos Tipos Textuais numa Abordagem Interdisciplinar no Ensino Básico
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5961
PDF
Sofia Pereira, Clínica Criar
A construção da “ponte” entre as práticas curriculares e o desenvolvimento de competências socioemocionais
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5962
PDF
Catarina Serrano Pereira, Inês Sá, Sara Barros Araújo, José António Costa
QUEM CONTA UM CONTO ACRESCENTA... DIVERSIDADE: A importância da Educação Literária na promoção de atitudes inclusivas na Educação Pré-Escolar
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5963
PDF
Catarina Carvalho, Maria João Moreira, Rui Martins, Ângela Couto, Cláudia Maia-Lima
Um projeto na Educação de Infância: “O que é um zoólogo?”
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5972
PDF
Poliksena Hardalova, Sónia Barbosa
Drama e teatro na formação de profissionais de educação
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5974
PDF
Ana Serrão-Arrais, David Catela, Helena Luís
Caixas de cartões em atividade motora não estruturada com não caminhantes em berçário: estudo exploratório
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5975
PDF
David Catela, Ana Serrão-Arrais, Clara Brito, Lídia Cerejeira, Beatriz Costa, Fábio Graça, Ana Pereira
Desenho próprio de espaço reduzido conhecido para atividade de orientação em crianças de 4-5 anos de idade
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5965
PDF
Sara Lima Alves
A importância da poesia da tradição oral na formação literária de pequenos leitores: percursos de aprendizagem e práticas sustentadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5966
PDF
Ana Inês Peixoto, Cristiana Mendes, Ana Rita Férias
A importância da Educação Artística para a aprendizagem: proposta de um caminho pedagógico no 1º Ciclo do Ensino Básico
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5967
PDF
Beatriz Gomes, Inês Correia, Ans Férias
“Cirurgia dos Conhecimentos”: potencialidades e desafios de um percurso pedagógico no 1.º CEB
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5969
PDF
Grazielle Alves dos Santos Georges, Maria Célia Borges
As implicações e desafios para a implementação das atuais reformas educativas para a formação de professores nos cursos de licenciatura em química do IFGoiano
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5970
PDF
Raquel da Silva Carneiro, Regina Marisa Duarte, Sara Lima Alves, Ana Cristina Macedo
Quem conta um conto cultiva mais do que um ponto: estratégias de exploração do conto tradicional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5971
PDF