Resumo
As crianças são capazes de desenhar organizações espaciais e de usar fotografias aéreas ou desenhos próprios para se orientarem num local. Com o presente estudo pretendemos analisar se o estádio de desenvolvimento gráfico da criança condicionaria a sua capacidade numa atividade de orientação. A amostra compôs-se de 38 crianças (meninas= 24) de 4,58(±0,5) anos de idade, das quais 16 de 4 anos; com consentimento informado e assentimento. As crianças usaram um desenho realizado por si próprias da sua sala para fazerem uma atividade de orientação. Fez-se uma análise qualitativa do estádio de desenvolvimento gráfico e quantitativa da prestação na atividade de orientação. As crianças que não revelaram estádio desenvolvimento gráfico de realismo intelectual fizeram a atividade de orientação através de fotografia aérea. Os resultados revelaram que as crianças de 4 anos que fizeram maior investimento no pormenor gráfico tiveram maior capacidade de autonomia na atividade de orientação. Assim, aos 4 anos de idade o desenvolvimento gráfico da criança pode condicionar a autonomia na atividade de orientação, mas não a impedir. A representação gráfica de um local e a prática de orientação são atividades didáticas complementáveis, com cumprimento combinado de objetivos definidos nas Orientações Curriculares para o Ensino Pré-Escolar. Os dados recolhidos fornecem informações úteis para a implementação de uma atividade interdisciplinar compósita, do tipo pluridisciplinar, tendo como elementos centrais a atividade de orientação e a representação gráfica de um local conhecido.
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