Resumo
O lugar central hoje reconhecido às artes na formação dos cidadãos constitui um desafio para a formação inicial e continua, nas Escolas Superiores de Educação, chamadas a contribuir para o desenvolvimento de um novo perfil de profissionais de educação mais consciente do papel das artes, e particularmente da expressão dramática e do teatro, na formação das crianças e dos jovens.
Este estudo investiga o impacto da UC de Expressão Dramática na formação dos estudantes do 1º ano de Licenciatura em Educação Básica (LEB), na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Combina métodos quantitativos e qualitativos, pesquisa teórica e observação das práticas, sendo os discentes coinvestigadores, trazendo a sua experiência de participação na Unidade Curricular (UC) Expressão Dramática. A base do estudo são os Diários de Bordo dos alunos, os questionários aplicados aos discentes da LEB e os textos que produziram sobre as suas motivações e expectativas como futuros professores ou educadores.
As conclusões do estudo identificam estratégias específicas do Drama e Teatro (participação ativa, presença de qualidade e criação individual e coletiva) que contribuem para o desenvolvimento pessoal e o reconhecimento dos estudantes da relevância desta área na construção de uma identidade profissional mais alinhada com uma escola como espaço de ensaios para a realidade.
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