Resumo
Neste texto, reflete-se sobre um Projeto de Intervenção, intitulado de “Aprender (com) Arte: Ser Criartista”, desenvolvido numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB).
Este foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto.
Tendo a Educação Artística (EA) um papel preponderante neste projeto, como fio condutor para o desenvolvimento de competências transversais do currículo, este trabalho teve como objetivos: a) explorar e conhecer diversos estilos artísticos predominantes em Portugal e respetivos artistas associados; b) desenvolver o currículo numa perspetiva interdisciplinar, através da referência a vários artistas portugueses; e c) desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo, a partir de um trabalho de cooperação, partilha e colaboração.
Concluiu-se que o trabalho relacionado com a EA motivou os alunos para a construção da sua própria aprendizagem, percecionando-se não só que a exploração de diversos estilos artísticos potenciam a construção ativa e significativa do seu conhecimento, como também permite que as crianças adquiram aprendizagens e competências a nível cultural, intelectual e criativo, como ainda um desenvolvimento de competências relacionadas com a cidadania.
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