A importância da Educação Artística para a aprendizagem: proposta de um caminho pedagógico no 1º Ciclo do Ensino Básico
PDF

Palavras-chave

Educação Artística
Atividade Interdisciplinar
Articulação Curricular
Metodologia de Trabalho de Projeto
Prática Educativa Supervisionada

Como Citar

Peixoto, A. I., Mendes, C., & Férias, A. R. (2024). A importância da Educação Artística para a aprendizagem: proposta de um caminho pedagógico no 1º Ciclo do Ensino Básico. Encontro Nacional De Educação Básica. https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5967

Resumo

Neste texto, reflete-se sobre um Projeto de Intervenção, intitulado de “Aprender (com) Arte: Ser Criartista”, desenvolvido numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB).
Este foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto.
Tendo a Educação Artística (EA) um papel preponderante neste projeto, como fio condutor para o desenvolvimento de competências transversais do currículo, este trabalho teve como objetivos: a) explorar e conhecer diversos estilos artísticos predominantes em Portugal e respetivos artistas associados; b) desenvolver o currículo numa perspetiva interdisciplinar, através da referência a vários artistas portugueses; e c) desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo, a partir de um trabalho de cooperação, partilha e colaboração.
Concluiu-se que o trabalho relacionado com a EA motivou os alunos para a construção da sua própria aprendizagem, percecionando-se não só que a exploração de diversos estilos artísticos potenciam a construção ativa e significativa do seu conhecimento, como também permite que as crianças adquiram aprendizagens e competências a nível cultural, intelectual e criativo, como ainda um desenvolvimento de competências relacionadas com a cidadania.

https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5967
PDF

Referências

Alarcão, I. (2001). Escola reflexiva e nova racionalidade. Artmed Editora.

Alonso, A., & Silva, C. (2005). Questões críticas acerca da construção de um currículo formativo integrado. In J. L. Alonso & M. Roldão (Org.), Ser Professor do 1ºCiclo: Construindo a Profissão (pp. 43-64). Edições Almedina.

Boal-Palheiros, G. (2014). A importância da música no desenvolvimento e na educação das crianças. In J. Pereira, M. Vieites & M. Lopes (Org.), As Artes na Educação (pp. 169-183). Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural. https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/11437/1/CAPL_Gra%c3%a7a%20Boal-Palheiros_2014.pdf

Caldas, A., & Vasquez, E. (2014). Educação Artística para um currículo de excelência. Fundação Calouste Gulbenkian.

Castro, L., & Ricardo, M. (2003). Gerir o trabalho de projecto: guia para a flexibilização e revisão curriculares. Texto Editora.

Chiarelli, L., & Barreto, S. (2014). A Música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recre@rte, 3. https://docplayer.com.br/8818601-A-musica-como-meio-de-desenvolver-a-inteligencia-e-a-integracao-do-ser.html

Dacosta, L. (1995). Robertices. Desabrochar Editores.

Decreto-Lei n.º 55/2018 da Presidência do Conselho de Ministros (2018). Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens. Diário da República n.º 129, 1ª Série de 6/7/2018. https://files.diariodarepublica.pt/1s/2018/07/12900/0292802943.pdf

Decreto-Lei nº 54/2018, da Presidência do Conselho de Ministros (2018). Regime Jurídico da Educação Inclusiva. Diário da República n.º 129, 1ª Série de 6/07/2018. https://data.dre.pt/eli/dec-lei/54/2018/07/06/p/dre/pt/html

Dias, J. (2020). Aprendizagem Baseada em Projetos. In E. Alcantara (Org.), Inovação e Renovação Académica: Guia Prático de Utilização de Metodologias Ativas (pp. 38-41). UGB. http://www2.ugb.edu.br/Arquivossite/Editora/pdfdoc/Guia_De_Metodologias_Ativas.pdf

Direção-Geral da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais | 1º Ciclo do Ensino Básico – Tecnologias da Informação e Comunicação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/o c_1_tic_1.pdf

Direção-Geral da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais | 1º Ciclo do Ensino Básico – Cidadania e Desenvolvimento. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/cidadania_e_desenvolvimento.pdf

Direção-Geral da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais | 1º Ciclo do Ensino Básico – Educação Artística- Artes Visuais. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/1 c_artes_visuais.pdf

Direção-Geral da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais | 1º Ciclo do Ensino Básico – Música. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/1 c_musica.pdf

Direção-Geral da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais | 1º Ciclo do Ensino Básico – Educação Artística- Expressão Dramática/Teatro. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/1 c_teatro.pdf

Direção-Geral da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais | 1º Ciclo do Ensino Básico – Estudo do Meio, 1º ano. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/1 _estudo_do_meio.pdf

Direção-Geral da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais | 1º Ciclo do Ensino Básico –Português, 1º ano. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/ae_1.o_ano_1o_ciclo_eb_portugues.pdf

Direção-Geral da Educação (2021). Aprendizagens Essenciais | 1º Ciclo do Ensino Básico –Matemática, 1º ano. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/a e_mat_1.o_ano.pdf

Eça, T. (2008). Para acabar de vez com a Educação Artística. Revista Digital do LAV, 1-11. http://dx.doi.org/10.5902/198373482155

Eça, T. (2010). A Educação Artística e as Prioridades Educativas no Início do Século XXI. Revista IberoAmericana de Educación, 52(52), 127-146. https://rieoei.org/historico/documentos/rie52a07.pdf

Efland, A. (2004). Emerging Visions of Art Education. Handbook of Research and Policy in Art Education, 692-696. https://doi.org/10.4324/9781410609939.

Espada, C. (2015). O Trabalho de Projeto no Jardim de Infância [Master's thesis, Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Beja]. Repositório do Instituto Politécnico de Beja. https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/4619?mode=full

Espadeiro, R. (2021). O pensamento computacional no currículo de Matemática. Revista Temática sobre Pensamento computacional, 162, 5-10.

Estrela, A. (1999). Teoria e Prática de Observação de Classes. Uma Estratégia de Formação de Professores (4ª ed). Porto Editora.

Flores, P., & Ramos, A. (2017). Práticas com TIC potenciadoras de mudança. InED- Centro de Investigação e Inovação em Educação. https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/12494/1/Art_Paula%20Flores_2017.pdf

Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência fonológica. Ministério da Educação Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Grimm, I. (2001). Os Músicos de Bremen. Editorial Estampa.

Hallam, S. (2010). The Power of music: Its impact on the intellectual, social and personal development of children and young people. International Journal of Music Education, 28(3), 269-289. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0255761410370658

Katz, L., & Chard, S. (1997). A Abordagem de Projeto na Educação de Infância. Fundação Calouste Gulbenkian.

Konflanz, T., Druzian, L., & Vestena, R. (2018). Potencialidades artísticas e científicas do teatro de fantoches no ambiente escolar. Revista Ciências e Ideias, 10(1), 40-54. https://www.researchgate.net/publication/332659788_POTENCIALIDADES_ARTISTICAS_E_CIENTIFICAS_DO_TEATRO_DE_FANTOCHES_NO_AMBIENTE_ESCOLAR

Leite, A. (2019). Paulo Freire e Arte Educação: Considerações sobre a estética freireana e a arte na educação/formação. Revista Educação, Sociedade & Culturas, 54, 5-104. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC54_ALeite.pdf

Leite, C. (2012). A articulação curricular como sentido orientador dos projetos curriculares. Educação Unisinos, 16(1), 88-93. https://aeolivais.edu.pt/docs/orientadores/carlinda_leite.pdf

Machado, M. (14 de maio de 2017). Educação Artística: uma prioridade. Centro Cultural de Cultura. https://www.cnc.pt/educacao-artistica-uma-prioridade-3/

Marques, A. (2012). Dança, Criatividade e Educação Artística: Um Cruzamento Essencial e Exequível. Revista Portuguesa de Educação Artística, 2, 59-72. https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/1899/1/educacao_artistica_um_cruzamento_essencial_e_exequivel.pdf

Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita: Textos de Apoio para Educadores de Infância. Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. http://cefopna.edu.pt/portal/images/documentos/OCEPE/A_Descoberta_da_Escrita.pdf

Mateus, M. (1995). Área-Escola, Educação Ambiental e Pedagógicas Inovadoras [Master's thesis, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro]. Repositório Institucional da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/5059

Matos, I., Figueiredo, M., & Gomes, H. (2019). História e ideias: aprendizagens significativas com a Literatura para a Infância. In Atas do I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, 19-20 outubro 2018 (pp.118-127). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6871/1/atas_I_lusoconf_historias_2020.pdf

Mendes, T., & Cebola, G. (2018). A Literatura Infantil e a Matemática na Educação Pré-Escolar: uma relação (im)provável?. Revista Aprender, 38, 5-72. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/20/8

Mendonça, M. (2007). Aprendizagem e avaliação de competências na escola moderna [Master's thesis, Universidade da Madeira]. Repositório Institucional do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira. https://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/163/1/MestradoElisabeteMendon%C3%A7a.pdf

Niza, S. (2015). Escritos sobre Educação (2ª ed.). Tinta da china.

Nóvoa, A. (1992). Formação de professores e profissão docente. In A. Nóvoa (Org.), Os professores e a sua formação (pp. 13-33). Dom Quixote. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf

Oliveira, J. (2017). A relação da literatura de cordel na antroponímia dos fantoches populares portugueses. Jangada, 10, 4-18. https://revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/77/91

Oliveira, M. (2017). A Educação Artística para o desenvolvimento da Cidadania Atividades integradoras para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/2483/1/Oliveiramonica2017edartAPECVed.pdf

Oliveira-Martins, G., Gomes, C., Brocardo, J., Pedroso, J., Carrilo, J., Silva, L., Encarnação, M., Horta, M., Calçada, M., Nery, R., & Rodrigues, S. (2017). Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação/ Direção-Geral de Educação (DGE). https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

Ongaro, C., Silva, C., & Ricci, C. (2006). A importância da música na aprendizagem. Universidade Federal de São João del-Rei. https://www.passeidireto.com/arquivo/4256632/a-importancia-da-musica-na-aprendizagem

Petraglia, I., & Costa, L. (2017). A importância das artes na educação. Revista Plurais, 7(2), 238-256. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/8099/5639

Rangel, M., & Gonçalves, C. (2011). A Metodologia de Trabalho de Projeto na nossa prática pedagógica. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 1(3), 21–43. https://doi.org/10.25757/invep.v1i3.68

Ribeiro, D., Coutinho, C., & Costa, M. (2007). Robôcarochinha: Um estudo sobre robótica educativa no ensino básico. In Atas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Challenges 2007, 17 maio 2007 (pp. 210-223). Centro de Competência da Universidade do Minho. http://repositorium.uminho.pt/bitstream/1822/6516/1/109.pdf

Roldão, M. (2005). Formação de professores, construção do saber profissional e cultura da profissionalização: que triangulação?. In J. L. Alonso & M. Roldão (Org.), Ser Professor do 1ºCiclo: Construindo a Profissão (pp. 14-25). Edições Almedina.

Rosa, S., & Trentin, M. (2017). Olimpíada de Robótica Educativa livre: potencialidades para a educação científica e tecnológica. Ensenanza de las ciências, Número Extra, 5543-5550. https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/72._olimpiada_de_robotica_educativa_livre.pdf

Sim-Sim, I. (2001). A formação para o ensino da leitura. A formação para o ensino da Língua Portuguesa na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: Cadernos de Formação de professores, 2, 51-64. http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/abz_indices/000704_FE.pdf

Sim-Sim, I. (2002). Desenvolver a linguagem, aprender a língua. Novas metodologias em educação: Coleção Educação, 8, 197-226. http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/abz_indices/000702_DL.pdf

Sim-Sim, I. (2009). O Ensino da Leitura: A Decifração. Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/ensino_leitura_decifracao.pdf

Trindade, R. (2018). Gestão Autónoma e Flexível do Currículo: contributo para uma reflexão. In R. Trindade (Org.), Autonomia, flexibilidade e gestão curricular: relatos de práticas. Leya.

Vasconcelos, T., Rocha, C., Loureiro, C., Castro, J., Menau, J., Sousa, O., Hortas, M., Ramos, M., Ferreira, N., Melo, N., Rodrigues, P., Mil-Homens, P., Fernandes, S., & Alves, S. (2011). Trabalho por Projectos na Educação de Infância: Mapear aprendizagens integrar metodologias. Ministério da Educação. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/2679

Viana, I., Costa, A., Serrano, A., Silva, A., Sampaio, B., Silva, C., Candeias, I., Sousa, J., Morgado, J., Palhares, L., Gomes, M., Magalhães, M., Correia, N., Pinheiro, R., Vilaça, T., & Timmerman, V. (Eds). (2018). Ensino Transversal: Flexibilidade Curricular e Inovação. Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0.