Resumo
A construção de práticas educativas assente na articulação curricular traz potencialidades e desafios para o processo de ensino e aprendizagem, conduzindo ao desenvolvimento de aprendizagens holísticas, que são favorecidas pela existência de uma correlação entre os conteúdos, proporcionando a leitura, a reflexão e a compreensão, em plenitude, das nuances da realidade (Leite, 2012).
O presente trabalho apresenta um projeto de intervenção, intitulado Pequenos Cirurgiões do Conhecimento, que foi desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES) do 2.º ano do Mestrado de Educação Pré‐Escolar e Ensino do 1.º CEB, na Escola Superior de Educação do Porto, e realizado numa turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB. O projeto sustentou‐se no significado da palavra «cirurgião», alastrando‐se, posteriormente, para o conceito «operar». Este último visa a perspetiva da construção ativa dos próprios conhecimentos, em que os alunos assumem o papel de «pequenos cirurgiões», tornando‐se especialistas na arte de «operar» e mobilizar esses conhecimentos para o seu quotidiano.
Para o desenvolvimento deste trabalho optou‐se pela aproximação à metodologia de Investigação‐Ação (I‐A) e utilizaram‐se diversificados instrumentos de recolha de dados. Como resultados verificou‐se que o projeto correspondeu aos objetivos da aula e que o modo de implementação estimulou o envolvimento multissensorial, possibilitando que os alunos se sentissem mais motivados para a construção da sua aprendizagem. Adicionalmente, aferiu‐se que estas «operações do conhecimento» incentivaram a aquisição de competências cognitivas, particularmente a estimulação dos sentidos crítico e reflexivo das crianças, pautados por uma aprendizagem pela descoberta.
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