Encontro Nacional de Educação Básica

Current Issue

2024
Published October 18, 2024
I Encontro Nacional de Educação Básica: I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
O I Encontro Nacional de Educação Básica (ENEB) é uma iniciativa que  reuniu profissionais da Educação, investigadores, estudantes e outros agentes educativos, num espaço de diálogo e de reflexão, partilhando ideias, experiências e construindo respostas capazes de impulsionar a transformação necessária. É neste pressuposto que se alicerçam os objetivos do Encontro: promover a discussão e o debate sobre questões nucleares da Educação Básica e da Escola Pública; valorizar a formação inicial e contínua de profissionais de Educação; reforçar o diálogo entre a investigação científico-pedagógica e as práticas educativas; proporcionar um espaço de apresentação e partilha de projetos e de experiências educativas; partilhar práticas educativas de reconhecido impacto por instituições de Educação Básica.

Artigos

Carina Coelho
“QUANTOS-QUERES?”: Contributions of the Sociology of Education to think pedagogical practice in teacher’s training based on playfulness
PDF (Português)
Joana Lopes, Luís Mota
Consciousness mobilization and historical evidence through project-based work methodology. Conceptions of 6th-grade students.
PDF (Português)
Susana Oliveira, Rui Ramos
The Study of Textual Types in an Interdisciplinary Approach in Basic Education
PDF (Português)
Sofia Pereira, Clínica Criar
The Construction of the Bridge between Curricular Practices and the Development of Socio-emotional Skills
PDF (Português)
Catarina Serrano Pereira, Inês Sá, Sara Barros Araújo, José António Costa
WHO TELLS A TALE ADDS... DIVERSITY: The importance of Literary Education in promoting inclusive attitudes in EPE
PDF (Português)
Catarina Carvalho, Maria João Moreira, Rui Martins, Ângela Couto, Cláudia Maia-Lima
A project in early childhood education: “What is a zoologist?”
PDF (Português)
Poliksena Hardalova, Sónia Barbosa
Drama and theatre in the training of education professionals
PDF (Português)
Ana Serrão-Arrais, David Catela, Helena Luís
Cardboxes in unstructured motor activity with non-walkers in a nursery: exploratory study
PDF (Português)
David Catela, Ana Serrão-Arrais, Clara Brito, Lídia Cerejeira, Beatriz Costa, Fábio Graça, Ana Pereira
Desenho próprio de espaço reduzido conhecido para atividade de orientação em crianças de 4-5 anos de idade
PDF (Português)
Sara Lima Alves
The importance of oral tradition poetry in the literary formation of young readers: learning paths and practices supported in the 1st Cycle of Basic Education
PDF (Português)
Ana Inês Peixoto, Cristiana Mendes, Ana Rita Férias
The importance of Art Education for children attending the 1st CEB
PDF (Português)
Beatriz Gomes, Inês Correia, Ans Férias
“Knowledge Surgery”: potentialities and challenges of a pedagogical path at the 1st CEB
PDF (Português)
Grazielle Alves dos Santos Georges, Maria Célia Borges
As implicações e desafios para a implementação das atuais reformas educativas para a formação de professores nos cursos de licenciatura em química do IFGoiano
PDF (Português)
Raquel da Silva Carneiro, Regina Marisa Duarte, Sara Lima Alves, Ana Cristina Macedo
Whoever tells a tale cultivates more than one point: strategies for exploring traditional tales in the 1st Cycle of Basic Education
PDF (Português)
View All Issues