AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS – MODELO PARA AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO

Autores

  • Helder Rodrigo Pinto ISEP
  • Luís Borges Gouveia UFP

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5822

Palavras-chave:

avaliação de competências, competências técnicas, competências transversais

Resumo

As competências transversais são cada vez mais valorizadas pelas empresas recrutadoras. Estas competências são desenvolvidas ao longo da vida, mas também podem ser trabalhadas em contexto de formação profissional.

Ao longo de um percurso de formação é esperado que os estudantes adquiram novas competências técnicas, mas será que as competências transversais são desenvolvidas em paralelo? Este modelo tem como objetivo dar resposta a esta questão. Baseia-se em procedimentos de recrutamento e seleção e propõe a aplicação de instrumentos de recolha e medição de dados que possibilitem a avaliação de competências; bem como as fases de aplicação dos mesmos instrumentos; e ainda apresentada a análise e discussão dos resultados.

Para analisar os dados obtidos, este estudo usa metodologias qualitativas e quantitativas, de forma a conseguir complementaridade entre ambas e compreender melhor o cenário estudado.

No caso da avaliação das competências transversais, esta pressupõe a criação de um perfil de candidato através da definição de um conjunto de competências chave e respetivo comportamento esperado, recorrendo a dados atuais de competências procuradas pelas empresas na mesma área, sendo a avaliação efetuada de forma observável relativamente ao comportamento demonstrado, interação e atitudes, em dinâmicas de grupo.

Downloads

Publicado

04-07-2024

Como Citar

Pinto, H. R., & Borges Gouveia, L. (2024). AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS – MODELO PARA AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(2), 55–61. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5822

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.