INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AMBIENTES IMERSIVOS E METODOLOGIAS STEAM PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS – UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.6181Palavras-chave:
Ambientes de aprendizagem imersivos, aprendizagem híbrida, educação profissional, ensino de hardware de computadores, metodologias STEAM, Realidade Virtual, Realidade AumentadaResumo
Este estudo avaliou o impacto de ambientes de aprendizagem imersivos e híbridos no ensino profissional, centrando-se no ensino de hardware informático. Foi realizada uma revisão integrativa de 21 de outubro a 9 de novembro, explorando metodologias STEAM, Design Thinking e tecnologias como a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) que apoiam a aprendizagem prática para nativos digitais. A investigação examinou a forma como os ambientes imersivos (RV, RA) e híbridos (tradicionais e digitais) afetam o ensino prático de hardware e o papel do STEAM, do Design Thinking e das salas de aula virtuais na melhoria destes métodos. Foram selecionados artigos do ResearchGate, ERIC e ScienceDirect (publicados desde 2020) pela sua relevância e rigor metodológico. Os resultados sugerem que os ambientes imersivos melhoram o envolvimento e a retenção de conhecimentos, especialmente em domínios técnicos em que a RV e a RA permitem práticas seguras e simuladas. As metodologias STEAM e o Design Thinking incentivam a resolução de problemas e a criatividade, preparando os alunos para os desafios profissionais. No entanto, obstáculos como o custo e a formação dos professores limitam a sua adoção generalizada. Apesar destes desafios, a integração destas tecnologias transforma o ensino profissional, promovendo as competências práticas e a motivação. Recomenda-se mais investigação sobre a aceitação tecnológica e os efeitos a longo prazo para otimizar a sua implementação e eficácia no ensino.
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