2021: XV Encontro de CTDI - A Informação para o desenvolvimento sustentável: relação com a Ciência da Informação

					Ver 2021: XV Encontro de CTDI - A Informação para o desenvolvimento sustentável: relação com a Ciência da Informação

A licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI) e com a colaboração do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP), do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) promove, via zoom, no dia 17 de dezembro 2021, o seu XV Encontro subordinado ao tema “A Informação para o desenvolvimento sustentável: relação com a Ciência da Informação”. A edição deste ano é especial pois comemoram-se os 20 anos da LCTDI, homenageando-se a Professora Doutora Otília Lage, criadora do curso. 

A INFORMAÇÃO E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O desenvolvimento sustentável entende o mundo como uma interação entre o Homem e o Ambiente, procurando consciencializar as pessoas para que tomem as atitudes necessárias, a todos os níveis (económico, ambiental, institucional, social), à existência de um equilíbrio de todos dependemos.

Em 2015, durante a 70.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nascia a Agenda 2030, assinada pelos chefes de estado e de governo dos 193 Estados-Membros da ONU, durante a Cimeira das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Desta Agenda fazem parte os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na Agenda 2030 da ONU, o acesso à informação foi reconhecido como uma meta no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, fornecer acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. É ainda especificado o seguinte objetivo:
«Objetivo 16.10: Garantir o acesso das pessoas à informação e proteger as liberdades fundamentais, de acordo com a legislação nacional e acordos internacionais.»

O foco do XV Encontro será fundamentalmente nos dois objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  • Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável;
  • Fornecer acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Os Encontros da LCTDI contam com um longo historial, tendo vindo a propiciar anualmente uma oportunidade para que participantes e convidados, estudantes, académicos e profissionais interajam e debatam, saberes, experiências e boas práticas, no âmbito da Informação e da sua gestão, temas da atualidade, promovendo, simultaneamente, a divulgação externa das competências dos licenciados e dos mestres em Ciência da Informação. Este é um evento anual organizado pelos estudantes e docentes da Licenciatura em CTDI e Mestrado em Informação Empresarial.

XV Encontro de CTDI - Encontro CTDI (encctdi.pt)

Publicado: 2022-01-01

Nota Editorial