Competências lecionadas e a sua aplicabilidade no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4949Palavras-chave:
Competências do profissional da informação, Visão geral dos licenciados da Informação, Euro-ReferencialResumo
Apresenta-se um balanço da lecionação em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação e em particular avaliam-se as perceções de três grupos diferentes ligados à licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (LCTDI) na ótica de (estudantes, professores e empregadores) relativamente a quatro dimensões patentes no Euro-Referencial e baseia-se no pressuposto de que o alinhamento destas perceções pode aumentar a empregabilidade destes licenciados.
Para além da revisão da literatura foram aplicados questionários dirigidos aos três diferentes grupos. Os dados recolhidos foram depois tratados com recurso ao SPSS e analisados.
Conclui-se que a aquisição holística, de competências de natureza diversificada, plasmadas no Euro-Referencial I-D são essenciais para a entrada no mercado de trabalho. Foi ainda possível verificar que existe uma maior proximidade entre as perceções relativamente à importância de competências nos quatro domínios, dos docentes e empregadores são as mais próximas e que as softskills são fortemente valorizadas pelos empregadores.
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