Hard skills e soft skills para gestores de informação: entre foco e flexibilidade profissional
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4935Palavras-chave:
Competências em Ciência da Informação, Desenvolvimento do profissional de informação, Habilidades do profissional da informaçãoResumo
Desde as últimas do século XX, os profissionais da informação, tradicionalmente identificados com bibliotecários, arquivistas e documentalistas, assistiram a uma mudança na cosmovisão do seu espaço de trabalho. Tal como notou o bibliotecário Robert S. Taylor, em 1979, assistia-se à transição de uma visão ptolemaica do mundo da informação, em que a biblioteca ocupava um lugar central, para um universo coperniciano em que o centro é ocupado pela informação e as bibliotecas representam um dos muitos planetas que giram à volta da informação. As licenciaturas da área da Ciência da Informação que surgiram, em Portugal, no início do novo milénio vieram contribuir para o reforço desta mudança e responder às exigências de uma formação académica mais abrangente e integradora. Nesta comunicação, refletiu-se sobre a necessidade de repensar e conciliar as competências técnicas específicas da área de atuação dos profissionais da informação (hard skills) com as competências relativas à forma como os indivíduos lidam com os outros, consigo mesmo e com os seus contextos (soft skills). [...]
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