Hard skills e soft skills para gestores de informação: entre foco e flexibilidade profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4935

Palavras-chave:

Competências em Ciência da Informação, Desenvolvimento do profissional de informação, Habilidades do profissional da informação

Resumo

Desde as últimas do século XX, os profissionais da informação, tradicionalmente identificados com bibliotecários, arquivistas e documentalistas, assistiram a uma mudança na cosmovisão do seu espaço de trabalho. Tal como notou o bibliotecário Robert S. Taylor, em 1979, assistia-se à transição de uma visão ptolemaica do mundo da informação, em que a biblioteca ocupava um lugar central, para um universo coperniciano em que o centro é ocupado pela informação e as bibliotecas representam um dos muitos planetas que giram à volta da informação. As licenciaturas da área da Ciência da Informação que surgiram, em Portugal, no início do novo milénio vieram contribuir para o reforço desta mudança e responder às exigências de uma formação académica mais abrangente e integradora. Nesta comunicação, refletiu-se sobre a necessidade de repensar e conciliar as competências técnicas específicas da área de atuação dos profissionais da informação (hard skills) com as competências relativas à forma como os indivíduos lidam com os outros, consigo mesmo e com os seus contextos (soft skills). [...]

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Publicado

2023-02-06

Como Citar

Terra, A. L. (2023). Hard skills e soft skills para gestores de informação: entre foco e flexibilidade profissional . Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4935