Reviver as origens e a evolução de CTDI: contributo para a identidade de uma formação consolidada em Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4938Palavras-chave:
Profissionais da informação, CTDI, Ciências e Tecnologias da Documentação e da InformaçãoResumo
Remontar às origens do curso de CTDI, nomeadamente à fase de implementação de uma licenciatura bietápica pioneira na área da Ciência da Informação em Portugal, tem como objetivos assinalar etapas importantes dum curso de 1º ciclo que cresceu e que, apesar de desafios vários, os ultrapassou, adaptando-se e configurando a formação que oferece às exigências do presente.
Aqui são referidos vários aspetos que contribuíram para a garantia do funcionamento e sucesso deste curso de ensino politécnico que tem vindo a formar vários diplomados cada vez mais reconhecidos e valorizados no contexto profissional.
Das políticas do ensino superior - e especificamente as do politécnico - às instalações modernas duma jovem Escola dotada de boas infraestruturas, do plano de curso à sua operacionalização, , da contratação de docentes à lecionação, da bibliografia à sua aquisição, das competências de gestão às competências pedagógicas, do contexto académico ao contexto profissional, da experiência letiva nacional aos intercâmbios internacionais – eis algumas das áreas que foram impulsionadas nas origens de CTDI e que contribuíram seguramente para a sua atual identidade. [...]
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