Reviver as origens e a evolução de CTDI: contributo para a identidade de uma formação consolidada em Ciência da Informação

Autores

  • Inês Braga CEOS.PP / ISCAP / P.PORTO

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4938

Palavras-chave:

Profissionais da informação, CTDI, Ciências e Tecnologias da Documentação e da Informação

Resumo

Remontar às origens do curso de CTDI, nomeadamente à fase de implementação de uma licenciatura bietápica pioneira na área da Ciência da Informação em Portugal, tem como objetivos assinalar etapas importantes dum curso de 1º ciclo que cresceu e que, apesar de desafios vários, os ultrapassou, adaptando-se e configurando a formação que oferece às exigências do presente. 

Aqui são referidos vários aspetos que contribuíram para a garantia do funcionamento e sucesso deste curso de ensino politécnico que tem vindo a formar vários diplomados cada vez mais reconhecidos e valorizados no contexto profissional.   

Das políticas do ensino superior - e especificamente as do  politécnico - às  instalações modernas duma jovem Escola dotada de boas  infraestruturas,  do plano de curso à sua operacionalização, ,  da contratação de docentes à lecionação, da bibliografia à sua aquisição, das competências de gestão às competências pedagógicas, do contexto académico ao contexto profissional, da experiência letiva nacional aos intercâmbios internacionais – eis algumas das áreas que foram impulsionadas nas origens de CTDI e que contribuíram seguramente para a sua atual identidade.  [...]

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Braga, I. (2023). Reviver as origens e a evolução de CTDI: contributo para a identidade de uma formação consolidada em Ciência da Informação . Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4938