Competências lecionadas e a sua aplicabilidade no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4937Palavras-chave:
Competências dos profissionais da informação, Organização e gestão da informação, Gestão de serviços, empregabilidadeResumo
Os cursos de formação em Ciência da Informação, nomeadamente os do 1º e 2º ciclos, deverão promover uma formação sólida de base que permita aos estudantes selecionar diferentes “especialidades” quando procuram colocação no mercado de trabalho.
Sendo a Ciência da Informação uma área transdisciplinar, é importante que nos primeiros anos de formação sejam introduzidas matérias fundamentais que vão constituir um esteio para a melhor apreensão de temáticas mais complexas, específicas de Ciência da Informação, a estudar nos anos seguintes. Matérias como, por exemplo, Lógica, fundamentos de Gestão, pensamento computacional, Linguística, noções fundamentais de Direito, História da Administração Pública ou sistemas computacionais e de comunicação, serão importantes alicerces para unidades curriculares que introduzem os estudantes nos processos, técnicas e modelos para a organização e gestão da informação, a recuperação da informação, a gestão de serviços, a preservação da informação ou os princípios e tecnologias usados na construção de repositórios digitais. Só uma formação consistente poderá dar ao estudante de CI a capacidade de escolher o caminho profissional que mais se adapta ao seu perfil e dar resposta a um mercado que oferece um conjunto diferenciado de oportunidades.[...]
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