Mediação Pós-Custodial: O Contributo do Marketing da Informação para a Implementação dos ODS da Agenda 2030 da ONU
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.5304Palavras-chave:
Mediação da Informação, arketing da Informação, Ciência da Informação, Agenda 2030/ONUResumo
Aborda-se o papel da Mediação no contexto da Visão Sistémica e da Abordagem Holística da Informação Social e Humana, com particular enfoque no desenvolvimento de uma nova filosofia de gestão e de novas competências que acrescentem valor aos Serviços de Informação. Discute-se o papel ativo dos Cientistas da Informação na mediação pós-custodial e a Missão dos Serviços de Informação como “atores principais” na passagem da custódia de documentos, apanágio do paradigma histórico e tecnicista, à disponibilização, acesso e uso da informação e, mais concretamente, à criação/produção de conhecimento. Neste contexto, o presente texto insere-se no paradigma pós-custodial e numa perspetiva inter e transdisciplinar da Ciência da Informação Social e Humana e tem como objetivo principal analisar as reais implicações da mudança na Visão dos Sistemas de Informação e as consequências diretas e indiretas da sobrevalorização dos sistemas tecnológicos de informação, acentuada pela Pandemia da Covid19, em detrimento da Satisfação e Lealdade dos Clientes através da criação de relações duradouras. Evidenciam-se os pontos fracos e as ameaças decorrentes da assunção da mediação tecnológica como o fator determinante para a afirmação de uma área científica, de raiz humanista, e os pontos fortes e as oportunidades do contexto político, económico, social e tecnológico para deslocar o foco do Marketing das transações para as relações/conexões emocionais, contínuas, profundas e duradouras com o mercado. Acentua-se a importância do Marketing Estratégico, para reposicionar os Serviços de Informação como agentes promotores do desenvolvimento sustentável e integral da Humanidade, a partir da criação de produtos e serviços que respondam às necessidades de informação e contribuam para o cumprimento dos ODS da Agenda 2030 da ONU Conclui-se sobre a necessidade de (re)conhecer o Marketing como um parceiro imprescindível para a Mediação de Informação na Sociedade Pós-Industrial, Sociedade da Informação, Sociedade Digital ou Sociedade em Rede... ou Modernidade Líquida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Encontros da Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.