Perspectivas de implementação da modalidade de ensino a distância no ensino superior, em Angola

Autores/as

  • Cesário José Sanjambo Barbante CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho https://orcid.org/0000-0003-2019-1572
  • Lia Raquel Oliveira
  • Manuel Teixeira
  • Almerindo Waldemar Tchivangulula

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v3i1.3759

Resumen

A modalidade de Ensino a Distância é cada vez mais uma condição sine qua non nos dias de hoje. O presente trabalho objetiva analisar a implementação das modalidades de ensino a distância e semipresencial em Angola. A metodologia desta investigação inscreve-se numa perspectiva qualitativa e empírico-descritiva, tendo como foco acontecimentos e contextos atuais (Covid-19). Considerando o objetivo e questão do estudo, foram adotadas, para a recolha de dados, as seguintes técnicas: análise documental, observação não participante e inquérito por questionário a professores. Com este estudo, constatou-se diversas barreiras para a implementação das Modalidades de Ensino a Distância e Semipresencial, como, por exemplo, as restrições de acesso a internet e a falta de condições técnicas, tecnológicas e de infraestruturas. Concluímos que se faça um investimento em todas as Instituições de Ensino Superior em Angola no que diz respeito ao acesso a internet, infraestruturas, apoio técnico e tecnológico e formação continuada em Tecnologia da Informação e da Comunicação  aos docentes.

Biografía del autor/a

Cesário José Sanjambo Barbante, CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho

Cesário José Sanjambo Barbante. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2018/03/12 pelo(a) Universidade do Minho Instituto de Educação. É Professor Auxiliar no(a) Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo. Publicou 5 artigos em revistas especializadas. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Comunicação; Internet; Instituições de Ensino Superior; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Website institucional no ensino superior; Internet no ensino superior; tecnologias de informação e comunicação na educação; ensino superior público; modernização dos sistemas educativos; Institutional website in higher education; Internet in higher education; Information and communication technologies; Public higher education; Modernization of education systems; .

Publicado

11/27/2020

Cómo citar

Barbante, C. J. S., Oliveira, L. R., Teixeira, M., & Tchivangulula, A. W. (2020). Perspectivas de implementação da modalidade de ensino a distância no ensino superior, em Angola. PRATICA - Revista De Investigación Multimedia Sobre Innovación Pedagógica Y Prácticas De E-Learning, 3(1), 85–101. https://doi.org/10.34630/pel.v3i1.3759