Cinema como suporte para aprendizagens hipermédia

Proposta de formação para professores

Autores/as

  • Mariana Lopes Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.vi3.3756

Resumen

O acesso às redes online, que englobam variados tipos de fontes e formatos - bem como a crescente produção de conteúdos multimédia - resultou numa combinação indiscriminada de informação, opinião e entretenimento. Práticas de Literacia Mediática afiguram-se emergentes num contexto social marcado pela forte influência da World Wide Web, precisamente por abalar a verdade comum das sociedades. O recurso ao audiovisual, sobretudo do tipo cinematográfico, é apresentado como um aliado com várias leituras, entre elas, o entendimento de matérias transversais, cognitivas e emocionais, através da desconstrução da forma. Neste sentido, foi elaborada, protótipada e avaliada uma proposta de formação para professores que explora o ensino online e pretende contribuir para a alfabetização cinematográfica ao empoderar os professores a integrar práticas, com recurso a filmes, no contexto escolar.

Publicado

11/27/2020

Cómo citar

Lopes, M. (2020). Cinema como suporte para aprendizagens hipermédia: Proposta de formação para professores. PRATICA - Revista De Investigación Multimedia Sobre Innovación Pedagógica Y Prácticas De E-Learning, 3(1), 66–84. https://doi.org/10.34630/pel.vi3.3756