Desenvolvimento, avaliação e implementação de um objecto de aprendizagem vocacionado para a sensibilização dos perigos tabágicos em crianças do 1º Ciclo

Autores/as

  • José Pedro Cruz Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.vi3.3720

Resumen

O Fumo Ambiental do Tabaco (FAT) é constituído, segundo o Programa Nacional de Toxicologia, por mais de 4000 substâncias químicas, das quais pelo menos 250 são tóxicas e/ou carcinogénicas para o ser humano. A faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade ao efeito prejudicial do FAT são as crianças e recém-nascidos, uma vez que o seu corpo encontra-se ainda em fase de crescimento e as vias aéreas, quer superiores quer inferiores, não se encontram desenvolvidas. De forma a auxiliar os docentes do ensino primário a transmitirem toda a informação que pode ser considerada uma mais-valia para o futuro, no que diz respeito ao tabagismo, surge a necessidade de criar um conteúdo eletrónico que possa facilitar e/ou potenciar os processos de ensino-aprendizagem. Os objetivos do projeto passam por introduzir o tema tabagismo, realçando os malefícios inerentes e promovendo hábitos de vida saudáveis, e desenhar e construir um objeto de aprendizagem (OA) para apoio aos docentes do 1ºciclo. O modelo de construção do OA divide-se em seis fases: Análise; Desenho Instrucional; Desenho e Produção do Conteúdo Eletrónico; Integração e Teste numa plataforma baseada na web; Avaliação e Validação; e Implementação. Em forma de conclusão, torna-se imperioso atuar na prevenção dos hábitos tabágicos, mas também na promoção da cessação nos fumadores. O desenvolvimento, avaliação e implementação de um objeto de aprendizagem vocacionado para a sensibilização dos perigos tabágicos em crianças do 1º ciclo será um benefício para as gerações futuras.

Publicado

11/27/2020

Cómo citar

Cruz, J. P. (2020). Desenvolvimento, avaliação e implementação de um objecto de aprendizagem vocacionado para a sensibilização dos perigos tabágicos em crianças do 1º Ciclo. PRATICA - Revista De Investigación Multimedia Sobre Innovación Pedagógica Y Prácticas De E-Learning, 3(1), 17–31. https://doi.org/10.34630/pel.vi3.3720