EFEITOS DE ANOTAÇÕES DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE RESUMOS
DOI :
https://doi.org/10.34630/polissema.vi21.4213Mots-clés :
Tecnologia. Escrita. Leitura. Letramento Digital.Résumé
Este trabalho remete a um estudo prático de leitura de texto argumentativo mediada por software de anotação digital, o DLNotes2, visando à posterior produção do gênero resumo. Seu objetivo é verificar se as anotações produzidas no DLNotes2 são recuperadas pelos alunos na produção de seus textos, o que evidenciaria seu auxílio ao planejamento da produção escrita. Para efetivar o estudo, realizou-se uma atividade com alunos do primeiro período do curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil), realizada via Google Forms e DLNotes2. Nessa ferramenta solicitamos aos participantes que anotassem tese, argumentos, contra-argumentos elencados pelo autor de um artigo de opinião, além de demais aspectos que julgassem importantes para o entendimento do texto. Na segunda atividade, os alunos produziram um resumo do texto lido e anotado. Identificamos que as anotações auxiliaram e efetivamente apareceram no resumo dos alunos, corroborando nossa hipótese de que o DLNotes2 pode ser utilizado no amparo ao planejamento de escrita. Permeou esse trabalho a reflexão sobre Novos Estudos de Letramento e letramentos digitais.
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