EFEITOS DE ANOTAÇÕES DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE RESUMOS
DOI:
https://doi.org/10.34630/polissema.vi21.4213Palabras clave:
Tecnologia. Escrita. Leitura. Letramento Digital.Resumen
Este trabalho remete a um estudo prático de leitura de texto argumentativo mediada por software de anotação digital, o DLNotes2, visando à posterior produção do gênero resumo. Seu objetivo é verificar se as anotações produzidas no DLNotes2 são recuperadas pelos alunos na produção de seus textos, o que evidenciaria seu auxílio ao planejamento da produção escrita. Para efetivar o estudo, realizou-se uma atividade com alunos do primeiro período do curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil), realizada via Google Forms e DLNotes2. Nessa ferramenta solicitamos aos participantes que anotassem tese, argumentos, contra-argumentos elencados pelo autor de um artigo de opinião, além de demais aspectos que julgassem importantes para o entendimento do texto. Na segunda atividade, os alunos produziram um resumo do texto lido e anotado. Identificamos que as anotações auxiliaram e efetivamente apareceram no resumo dos alunos, corroborando nossa hipótese de que o DLNotes2 pode ser utilizado no amparo ao planejamento de escrita. Permeou esse trabalho a reflexão sobre Novos Estudos de Letramento e letramentos digitais.
Citas
Barbeiro, L. F., & Pereira, L. A. (2007). O ensino da escrita: a dimensão textual. Ministério da Educação. Direcção-geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Bortoni-Ricardo, S. M. (2008). O professor pesquisador: introdução à pesquisa quantitativa. Parábola.
Correia, R., Mamede, N., Baptista, J., & Eskenazi, M. (2014). Using the crowd to annotate metadiscursive acts. Proceedings 10th Joint ISO-ACL SIGSEM, pp. 102-108.
Fairclough, N. (1989). Language and Power. Longman.
Fayol, M. (2014). Aquisição da Escrita. Parábola Editorial.
Grabe, W., & Kaplan, R. (1996). Theory and Practice of Writing. Longman.
Grabe, W., & Stoller, F. (2002). Teaching and Researching Reading. Pearson Education.
Hyland, K. (2009). Teaching and researching writing. Pearson Education Limited.
Kleiman, A. (1995). Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Pontes.
Machado, A. R., Lousada, E., & Abreu-Tardelli, L. (2017). Resumo. Parábola.
Marshall, C. C. (1997). Annotation: from paper books to the digital library. DL '97 Proceedings of the second ACM international conference on Digital libraries. Philadelphia, USA, pp.23-26.
Miller, C. R. (2012). Gênero textual, agência e tecnologia: estudos. Parábola.
Mittmann, A., Willrich, R., & Fileto, R. (2013). DLNotes2: Anotações Digitais como Apoio ao Ensino. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Campinas, pp. 527 -536.
Mittmann, A., Willrich, R., & Fileto, R. (2013). DLNotes2: Ferramenta de anotações estruturadas e semânticas voltada ao ensino da literatura. Escritorios electrónicos para las literaturas: nuevas herramientas digitales para la anotación colaborativa. Ed. L. P. Núñez. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, pp. 137-152.
Mittmann, A., Wangenheim, A., & Santos, A. (2016). A System for the Automatic Scansion of Poetry Written in Portuguese. Computational Linguistics and Intelligent Text Processing, 17th International Conference, CICLing 2016, Konya, Turkey, pp. 611-628.
Scardamalia, M., & Bereiter, C. (1987). Knowledge telling and knowledge transforming in written composition. Advances in Applied Psycolinguistics. Cambridge University Press.
Swales, J. M. (1990). Genre Analysis: English in Academic and Research Settings. Cambridge University Press.
Swales, J. M. (1998). Other floors, other voices: a textography of a small university building. Lawrence Erlbaum.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.