Adaptação e validação de instrumentos: análise de conteúdo e de semântica da escala de intensidade de apoio para crianças e adolescentes com deficiência intelectual (sis-c) no Brasil

Autores

  • Michele Oliveira Rocha Universidade Federal de Santa Maria, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6407-3220
  • Sabrina Fernandes de Castro Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
  • Iasmin Zanchi Boueri Universidade Federal do Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4872

Palavras-chave:

Educação Especial, Deficiência intelectual, Adaptação, Instrumento, Escala de Intensidade de Apoio

Resumo

Desde 2017, empreendemos esforços no projeto “ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE INTENSIDADE DE APOIO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (SIS-C) COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO BRASIL” (realizado com apoio da Federação Nacional das APAEs, com permissão para pesquisa da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities), a partir das orientações de Tassé e Thompson (2010) que definem sete etapas para tradução e adaptação de instrumentos. Nesse estudo, abordamos a fase três “Validação da tradução preliminar” da “Supports Intensity Scale - Children's Version” (SIS-C) tradução da língua inglês (original) para a língua portuguesa/Brasil. Assim, o objetivo foi analisar a semântica, conteúdo, relevância, pertinência dos itens, correção das discrepâncias e verificação da clareza das informações verificando o significado das palavras e o uso de expressões na língua portuguesa do Brasil. Para a Validação da tradução preliminar da SIS-C, foram criados dois protocolos (Classificação das Atividades e Análise Semântica), e enviados para um comitê de cinco professoras doutoradas provenientes de cada região do Brasil. A concordância ficou entre 50 e 60% na primeira parte da Escala. Na segunda seção apenas um domínio ficou entre 50 e 60%, os demais apresentaram concordância superior a 70%. Assim, a concordância ficou acima de 75%, número esse que vai ao encontro da literatura na área, demonstrando consistência e adaptação cultural da escala para a realidade brasileira.

Downloads

Publicado

2023-02-05

Como Citar

Oliveira Rocha, M. . ., Fernandes de Castro, S. ., & Zanchi Boueri , I. . (2023). Adaptação e validação de instrumentos: análise de conteúdo e de semântica da escala de intensidade de apoio para crianças e adolescentes com deficiência intelectual (sis-c) no Brasil. Sensos-e, 10(1), 129–139. https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4872