UBUNTU: O desafio da promoção das competências socioemocionais em contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4863Palavras-chave:
Ubuntu, Educação não formal, Cidadania, Educação socioemocionalResumo
A relevância das competências socioemocionais na educação, enquanto condição essencial para fazer face aos múltiplos desafios de uma sociedade multidisciplinar e em constante mudança, é há muito conhecida. Todavia, a pandemia e as consequências que dela advêm, nomeadamente ao nível da saúde mental, vieram evidenciar o que os contributos da psicologia e das neurociências haviam sublinhado há cerca de duas décadas.
O programa Escolas Ubuntu, da Academia de Líderes Ubuntu, é um projeto de educação não formal, inspirado por modelos de referência mundial e centrado no desenvolvimento de uma cidadania global. Com base numa filosofia de humanista, concretiza-se através de uma abordagem participativa, experiencial e relacional com recurso a materiais lúdicopedagógicos diversificados.
Este projeto, cuja possibilidade de implementação foi estendida a todas as escolas do país pela Direção Geral da Educação no ano letivo 21/22, é desenvolvido no Agrupamento de Escolas À Beira Douro, desde o ano 2021. Atualmente, a promoção das competências socioemocionais é parte integrante do seu projeto educativo e constitui-se como uma oportunidade de evolução pessoal e social dos alunos e educadores envolvidos. Os dados preliminares da avaliação de impacto realizada, sustentam a relevância do programa para toda a comunidade educativa e o seu potencial transformador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Ana Azevedo, Ana Ramos, António Sousa, Dulce Cunha, Helena Teixeira, Joana Oliveira, Manuel Monteiro, Pedro Santos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.