UBUNTU: O desafio da promoção das competências socioemocionais em contexto escolar

Autores

  • Ana Azevedo Escola Básica e Secundária À Beira Douro
  • Ana Ramos Academia de Líderes Ubuntu, Instituto Padre António Vieira
  • António Sousa Escola Básica e Secundária À Beira Douro
  • Dulce Cunha Escola Básica e Secundária À Beira Douro
  • Helena Teixeira Escola Básica e Secundária À Beira Douro
  • Joana Oliveira Escola Básica e Secundária À Beira Douro
  • Manuel Monteiro Escola Básica e Secundária À Beira Douro
  • Pedro Santos Escola Básica e Secundária À Beira Douro

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4863

Palavras-chave:

Ubuntu, Educação não formal, Cidadania, Educação socioemocional

Resumo

A relevância das competências socioemocionais na educação, enquanto condição essencial para fazer face aos múltiplos desafios de uma sociedade multidisciplinar e em constante mudança, é há muito conhecida. Todavia, a pandemia e as consequências que dela advêm, nomeadamente ao nível da saúde mental, vieram evidenciar o que os contributos da psicologia e das neurociências haviam sublinhado há cerca de duas décadas.

O programa Escolas Ubuntu, da Academia de Líderes Ubuntu, é um projeto de educação não formal, inspirado por modelos de referência mundial e centrado no desenvolvimento de uma cidadania global. Com base numa filosofia de humanista, concretiza-se através de uma abordagem participativa, experiencial e relacional com recurso a materiais lúdicopedagógicos diversificados.

Este projeto, cuja possibilidade de implementação foi estendida a todas as escolas do país pela Direção Geral da Educação no ano letivo 21/22, é desenvolvido no Agrupamento de Escolas À Beira Douro, desde o ano 2021. Atualmente, a promoção das competências socioemocionais é parte integrante do seu projeto educativo e constitui-se como uma oportunidade de evolução pessoal e social dos alunos e educadores envolvidos. Os dados preliminares da avaliação de impacto realizada, sustentam a relevância do programa para toda a comunidade educativa e o seu potencial transformador.

Downloads

Publicado

2023-02-05

Como Citar

Azevedo, A. ., Ramos, A. ., Sousa, A. ., Cunha, D. ., Teixeira, H. ., Oliveira, J., Monteiro, M., & Santos, P. (2023). UBUNTU: O desafio da promoção das competências socioemocionais em contexto escolar. Sensos-E, 10(1), 58–66. https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4863