Formação de professores para atuação em classes hospitalares brasileiras

Autores

  • Isabella Maria Cruz Fantacini Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil
  • Cristina Cinto Araujo Pedroso Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4845

Palavras-chave:

Classe hospitalar, Direito à educação, Educação Especial, Formação inicial de professores, Formação continuada de professores

Resumo

A classe hospitalar é um serviço que visa garantir o direito à educação aos alunos hospitalizados. Para que o serviço seja efetivo e cumpra com a sua função social, é necessário que os professores contem com a formação inicial e continuada contemplando conhecimentos acerca dos aspectos teóricos, metodológicos e políticos desse trabalho, bem como a realização de estágios supervisionados. Dessa forma, esta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou analisar a percepção de três professoras que atuam em classes hospitalares em relação aos processos de formação inicial e continuada vivenciados. Como procedimento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, e a análise dos dados ocorreu na perspectiva da análise de conteúdo. Constatou-se que as docentes são formadas em pedagogia e possuem pós-graduação lato sensu em pedagogia hospitalar. Os relatos das participantes indicam que a formação inicial não proporcionou conhecimentos suficientes para enfrentarem os desafios impostos pelo atendimento hospitalar, apontando para a importância da formação continuada. Ademais, verificou-se que não há momentos de formação continuada para as professoras que atuam nas classes hospitalares oferecidos pela rede estadual a qual são vinculadas. Conclui-se que os professores que atuam em classes hospitalares brasileiras carecem de formações inicial e continuada que contemplem a especificidade do atendimento.

Downloads

Publicado

2023-02-05

Como Citar

Fantacini, I. M. C., & Pedroso, C. C. A. (2023). Formação de professores para atuação em classes hospitalares brasileiras. Sensos-e, 10(1), 35–44. https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4845