Formação de professores para atuação em classes hospitalares brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4845Palavras-chave:
Classe hospitalar, Direito à educação, Educação Especial, Formação inicial de professores, Formação continuada de professoresResumo
A classe hospitalar é um serviço que visa garantir o direito à educação aos alunos hospitalizados. Para que o serviço seja efetivo e cumpra com a sua função social, é necessário que os professores contem com a formação inicial e continuada contemplando conhecimentos acerca dos aspectos teóricos, metodológicos e políticos desse trabalho, bem como a realização de estágios supervisionados. Dessa forma, esta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou analisar a percepção de três professoras que atuam em classes hospitalares em relação aos processos de formação inicial e continuada vivenciados. Como procedimento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, e a análise dos dados ocorreu na perspectiva da análise de conteúdo. Constatou-se que as docentes são formadas em pedagogia e possuem pós-graduação lato sensu em pedagogia hospitalar. Os relatos das participantes indicam que a formação inicial não proporcionou conhecimentos suficientes para enfrentarem os desafios impostos pelo atendimento hospitalar, apontando para a importância da formação continuada. Ademais, verificou-se que não há momentos de formação continuada para as professoras que atuam nas classes hospitalares oferecidos pela rede estadual a qual são vinculadas. Conclui-se que os professores que atuam em classes hospitalares brasileiras carecem de formações inicial e continuada que contemplem a especificidade do atendimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Isabella Maria Cruz Fantacini, Cristina Cinto Araujo Pedroso
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.