Multimedia Verson of the Article
COM On PROJECT: ADVENTURE TO UNLEASH YOUR POTENTIAL FOR (AUDIO)VISUAL COMMUNICATION! cOM ON
Paula Peres, Politécnico do Porto / ISCAP, pperes@iscap.ipp.pt
Maria João Castro, Politécnico do Porto / ISCAP, mjcastro@iscap.ipp.pt
Resumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos num teste piloto, sobre a implementação de um curso online sobre a comunicação audiovisual, que constituiu uma das fases do projeto europeu Com On. Este curso é totalmente gratuito e está disponível online através da plataforma do projeto. Os resultados descritos derivaram das entrevistas aos participantes do curso online e da análise dos resultados advindos de um questionário de satisfação disponibilizado online para todos os participantes. Podemos concluir que, de modo geral, os participantes consideram que o curso satisfaz as expetativas; é de simples navegação; a interface do curso é do agrado dos participantes; o curso é uma mais-valia na aprendizagem das questões relacionadas com a comunicação audiovisual e os participantes recomendam o curso a outros potenciais interessados no assunto. De acordo com as sugestões recebidas, serão integradas novas atividades em todos os módulos do curso online.
Palavras-chave: comunicação audiovisual; narrativa digital; criação de vídeo; criação de imagem; ilustrações.
1. Introdução
É quase impossível imaginar o mundo atual sem milhares de imagens que nos chegam diariamente. Desde um anúncio publicitário até um anúncio na rua, ou mesmo uma foto no Facebook ou no Instagram, a comunicação audiovisual invade-nos em diferentes formatos e através de todos os tipos de canais. Todos os dias recebemos memes nos nossos telemóveis, descarregamos vídeos ou utilizamos podcasts, muitas vezes sem termos a noção de que estamos a utilizar uma nova linguagem que entrou totalmente nas nossas vidas e que, acima de tudo, está aqui para ficar. Algumas estatísticas mostram que o número de dispositivos conectados às redes IP será mais de três vezes a população global até 2023 (Isabella L, 2020). Até 2022, existirão 28 500 milhões de dispositivos conectados (51% de conexões máquina-para-máquina - M2M) e 4800 milhões de utilizadores de internet (60% da população), enquanto o vídeo representará 82% do total de tráfego IP (McCue T., 2020). Cada vez mais empresas, organismos públicos e outras instituições baseiam a sua comunicação em elementos audiovisuais (vídeos, infografias, imagens, ilustrações...).
Paralelamente, cada vez mais as pessoas implementam as suas próprias criações (vídeos, gifs, memes, etc.), para expressar ideias, desfrutar ou até mesmo procurar emprego (por exemplo, através de currículos de vídeo ou currículos infográficos). O projeto Com ON visa fornecer um programa formativo para capacitar os adultos europeus a desenvolverem o seu potencial e a poderem compreender, criar e partilhar mensagens e histórias audiovisuais. Os objetivos do projeto incluem: i) oferecer um programa integrado e inovador que fomente a socialização e inclusão digital de adultos; ii) impulsionar o desenvolvimento, não só de uma competência social básica (comunicação), mas também da criatividade e do pensamento crítico; iii) promover competências de literacia digital, de acordo com a plataforma EC DIGCOMP, para competências digitais. Mais concretamente, os resultados do projeto terão em linha de conta essa referência na área da Criação de Conteúdo Digital (Área 3) e das competências chave incluídas nessa área para reduzir as desigualdades existentes no grupo-alvo de pessoas adultas, permitindo que possam aceder e participar ativamente, a partir das novas tecnologias, na educação não formal.
Este artigo apresenta os resultados obtidos na implementação de um curso online sobre a comunicação audiovisual. Este curso contempla os seguintes módulos: narrativa digital, criação de vídeo, criação de imagem e ilustrações. A análise aqui descrita teve como principal objetivo a validação do curso em diferentes dimensões.
2. Metodologia
As atividades foram planeadas de modo a testar os produtos digitais desenvolvidos e disponíveis em: http://www.comon-project.eu/pt/formacao-com-on/#.Xnnknoj7Ryw.
Após a conclusão do desenvolvimento das versões preliminares dos materiais de aprendizagem, foram criados percursos de aprendizagem online, suportados pelos referidos materiais, seguindo uma estrutura pré-definida pela equipa do projeto. De seguida, foi promovido um curso piloto com o objetivo de validação do mesmo por adultos potencialmente interessados. A seleção dos participantes no curso piloto teve em consideração as manifestações de interesse, após divulgação do curso. A plataforma foi testada minuciosamente, de modo a garantir a sua estabilidade e total resposta funcional, tanto por especialistas das áreas da comunicação audiovisual como por utilizadores finais. A avaliação teve por objetivo primordial a validação dos percursos de aprendizagem definidos para conduzirem a competências efetivas. Foi também validada a disponibilidade dos cursos em diferentes dispositivos e browsers. Por fim, os dados de usabilidade recolhidos foram analisados e servirão de suporte a futuras melhorias.
3. Resultados
O teste piloto decorreu em novembro de 2019, nas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto, no qual participaram 27 adultos. De seguida, apresentam-se algumas das fotos tiradas nesse dia, bem como os vídeos resultantes das entrevistas realizadas a dois dos participantes:
Figura 1: Participantes da Sessão Piloto
Foram gravados os dois vídeos a seguir apresentados, com o objetivo de recolher os depoimentos de dois formandos adultos:
Figura 2: Vídeo Participante 1
Figura 3: Vídeo Participante 2
Paralelamente à disponibilização do curso online, foi também produzido e oferecido a todos os participantes na sessão piloto um livro de apoio ao programa de formação. Nele são descritos os conteúdos disponibilizados online.
Figura 4: Livro de Apoio ao Estudo Piloto |
Este livro está disponível para download em:
http://www.comon-project.eu/pt/download/#.XnnnRIj7Ryw
Figura 5: Módulos do Curso do Projeto COMON
4. Apresentação dos resultados
Após a realização do curso piloto, os formandos responderam a um questionário de satisfação disponível em:
O questionário esteve também disponível através do seguinte QRCode:
Figura 6: QR Code do Questionário da Sessão Piloto
O link para o questionário foi fornecido a todos os participantes inscritos no curso.
De seguida, apresentam-se os principais resultados obtidos através do referido questionário.
De um modo geral, os formandos ficaram muito satisfeitos com o curso, tal como se observa na imagem seguinte:
Figura 7: Satisfação/Curso
Face ao transmitido, através dos resultados, conclui-se que 96,3% dos participantes estão satisfeitos com o curso, em termos genéricos. Mais concretamente, entre 51,8% e 59,2% dos inquiridos consideram que o curso foi além das expectativas ou foi completamente satisfatório. É de realçar que apenas um participante considera três dos módulos abaixo das expetativas.
Relativamente ao Interface, os formandos registaram grande satisfação com o curso, tal como se pode verificar no gráfico apresentado de seguida:
Figura 8: Navegação Plataforma
Através da análise do gráfico anterior podemos concluir que 96,3% dos inquiridos consideram que foi fácil navegar na plataforma.
Esta opinião é extensível a todos os módulos. Mais detalhadamente, conclui-se que, entre 62,9% e 66,6% dos inquiridos consideram que o curso foi além das expectativas ou é completamente satisfatório, em termos de navegação na plataforma. É de notar que apenas um participante considera que o curso, relativamente a todos os módulos, está abaixo das expetativas de navegação.
No que concerne às questões estéticas, o curso teve também uma excelente aceitação, como se pode verificar no gráfico apresentado a seguir:
Figura 9: Interface do Curso
Pela avaliação dos dados representados na imagem anterior conclui-se que 100% dos inquiridos estão satisfeitos com a interface do curso. Mais pormenorizadamente, conclui-se que, cerca de 70% dos respondentes consideram que o curso foi além das expectativas ou é completamente satisfatório no que respeita à sua interface.
No que concerne à aprendizagem efetiva com o curso, os formandos também demonstraram grande satisfação, tal como se percebe no gráfico a seguir apresentado:
Figura 10: Aprendizagem Final do Curso
Através dos dados analisados conclui-se que, entre 92,6 % e 96,3% dos participantes mostram-se satisfeitos com a aprendizagem final do curso. Mais especificamente, 59,2% dos respondentes consideram que o curso foi além das expetativas ou é completamente satisfatório, em relação ao módulo Narrativa Digital, 48,1% relativamente à Criação de Vídeo e 55,5 % no que respeita aos módulos de Criação de Imagem e Ilustrações.
É de realçar que apenas um participante considera os módulos Narrativa Digital e Ilustrações abaixo das suas expetativas e dois participantes têm igual opinião relativamente aos módulos Criação de Vídeo e Criação de Imagem.
As dificuldades encontradas no curso são apresentadas na ilustração 11, disponibilizada em seguida. É visível que 59,2%, ou seja, 16 participantes, não encontraram dificuldades ao manusear a plataforma. Alguns participantes encontraram erros de sintaxe que facilmente serão corrigidos. Houve participantes que embora não tivessem apresentado, de forma escrita, dificuldades, sugeriram verbalmente algumas melhorias. Praticamente nenhum dos obstáculos mencionados coincide de indivíduo para indivíduo.
Figura 11: Dificuldades no Curso
Quando questionados sobre a recomendação do curso a outros possíveis interessados, os formandos, na sua maioria, dizem que irão recomendar o curso, tal como se percebe no gráfico apresentado:
Figura 12: Recomendação do Curso
92,5% dos intervenientes recomendariam esta formação a alguém, de acordo com a ilustração 13, enquanto que apenas 7,4% dos inquiridos põe em dúvida a recomendação deste curso. Estes dados permitem concluir que o curso disponibilizado se adequou ao público-alvo. É de notar que apenas dois inquiridos colocam em causa a possibilidade de recomendarem o curso.
Como sugestões para futuras ações, os formandos apontam as seguintes recomendações:
Figura 13: Futuras Ações
5. Conclusão
Esta fase de implementação piloto do curso foi muito importante para ajudar a validar o curso criado e disponibilizado online.
Em suma, e após a avaliação dos inquéritos, conclui-se que a fase do projeto ComOn sobre formação foi concebida de forma adequada, para o grupo-alvo, tendo em conta as questões de estética, a navegação pelos conteúdos e os resultados da aprendizagem. Além disso, a abordagem utilizada, a forma como os conteúdos foram desenvolvidos e a língua utilizada apropriaram-se ao grupo-alvo.A próxima etapa consiste em analisar cada sugestão mencionada pelos participantes e implementar ações de melhoria. Nas propostas de melhoria podemos incluir novas atividades em cada módulo, faseadamente, como forma de dinamizar a plataforma. Adicionalmente, poderá ser implementada uma intensificação da divulgação da plataforma através da realização de workshops e utilização das redes sociais. A inclusão de dicas, curiosidades e desafios é também uma forma de garantir o entusiasmo de novos utilizadores a aderir à plataforma. O foco deverá estar sempre centrado em incentivar a exploração e utilização dos recursos do projeto ComOn, aquando do seu término. As melhorias a implementar serão concertadas com os restantes elementos da equipa do projeto, que nos seus países procederam ao mesmo processo de implementação de uma versão piloto do curso.
Referências
- Lima, "Novo Relatório Cisco Annual Internet Report". Disponível em https://www.segs.com.br/info-ti/217976-novo-relatorio-cisco-annual-internet-report , Consultado a 8 de junho de 2020
- McCue, T. “The State of Online Video for 2020" Disponível em https://www.forbes.com/sites/tjmccue/2020/02/05/looking-deep-into-the-state-of-online-video-for-2020 , Consultado a 8 de junho de 2020