DO ENSINO A DISTÂNCIA AO ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA: DESAFIOS DE DELIMITAÇÃO CONCEPTUAL PÓS-COVID19
DOI:
https://doi.org/10.34630/polissema.vi21.4469Palabras clave:
Ensino a Distância, Ensino remoto de emergência, Termo, Conceito, Ensino DigitalResumen
Neste artigo, é nosso objetivo apresentar uma breve resenha crítica sobre o conceito de Ensino a Distância (ED) tal como foi definido até à eclosão da Pandemia COVID-19 e confrontá-lo com o conceito de Emergency Remote Teaching (ERT), cunhado por Hodges et al. (2020). Constata-se que as questões de delimitação conceptual no domínio dos paradigmas e modelos de aprendizagem não são um problema recente. Todavia, a necessidade societal de nomeação e de redesenho rápido de modelos improvisados de ensino e aprendizagem levou à divulgação generalizada de terminologia nem sempre precisa. Pretende-se com a nossa reflexão contribuir para uma visão diacrónica demonstrativa de que os conceitos de ED e de ERT apresentam caraterísticas em comum, mas não são equivalentes.
Citas
Ali, W. (2020). “Online and remote learning in higher education institutes: A necessity in light of COVID-19 Higher Education Studies. v10 n3. pp.16-25.
Carvalho, C. V. (2006). e-Learning e Formação Avançada, Casos de Sucesso no Ensino Superior da Europa e América Latina. Porto. Edições Politema.
Dickens, C. (1859). A Tale of Two Cities, Fiction Wise. Excellence in ebooks.
Fernandes, J. (2015). Contributo para a Terminologia de base conceptual. Blended learning: uma proposta de definição, Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Fernandes, J. (2016). Ce qui ne ressemble à rien n’existe pas? Sobre a definição de definição, Polissema16 - Revista de Letras do Iscap. Iscap, Porto, pp. 215-241.
Fernandes, J. (2021). Presence at a Distance. Analysing Students’s perceptions on interpersonal communication and productivity during the first lockdown remote learning experience. In: Proceedings of Edulearn21 Conference (pp. 9463–9466).
Gomes, M. J. (2004). Educação a distância. Braga. Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação.
Gomes, M. J. (2005). E-Learning: reflexões em torno do conceito. "Challenges'05: Actas da Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Braga, Centro de Competência da Universidade do Minho.
Hempel, C. G. (1970). Fundamentals of Concept Formation in Empirical Science. In O. Neurath, R. Carnap, & C. Morris (Eds.), Foundations of the Unity of Science: Toward an International Encyclopedia of Unified Science (Vol. 2, pp. 653-740). Chicago. University of Chicago Press.
Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). “The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning.” EDUCAUSE Review, March, 27. Retrieved from https://er.educause.edu/articles/2020).
Keegan, D. (1996). Foundations of distance education. London. Routledge.
Mendonça, J. T. (2020). Vamos à escola, in O que é amar um País. Lisboa. Quetzal.
Moore, J. L., Dickson-Deane, C., & Gaylen, K. (2011). e-Learning, online learning, and distance learning environments: Are they the same? Internet and Higher Education, 14, pp. 129–135.
Moore, M., & Kearsley, G. (1996). Distance Education: a systems view. Boston: Wadsworth Publishing. Norberg, A., & Jahnke, I. (2014). Are you Working in the Kitchen? European Perspectives on Blended Learning. In A. G. Picciano, C. D. Dziuban, & C. R. Graham (Eds.), Blended Learning – Research Perspectives (Vol. 2, pp. 251- 267). New York: Routledge.
Picht, H., & Draskau, J. (1985). Terminology: An Introduction London: University of Surrey, Department of Linguistic and International Studies.
Sauvé, L. (1993). What’s behind the development of a course on the concept of distance education. Theoretical principles of distance education, pp. 93-112.
Shachar, M., & Neumann, Y. (2010). Twenty Years of Research on the Academic Performance Differences Between Traditional and Distance Learning: Summative Meta-Analysis and Trend Examination. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching, 6(2), pp. 318-334.
Simonson, M., Smaldino, S., Albright, M., & Zvacek, S. (2000). Teaching and learning at a distance: Foundations of distance learning. Upper Saddle River, New Jersey. Merrill/ Prentice Hall.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 POLISSEMA – Revista de Letras do ISCAP
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.