DO ENSINO A DISTÂNCIA AO ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA: DESAFIOS DE DELIMITAÇÃO CONCEPTUAL PÓS-COVID19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.vi21.4469

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Ensino remoto de emergência, Termo, Conceito, Ensino Digital

Resumo

Neste artigo, é nosso objetivo apresentar uma breve resenha crítica sobre o conceito de Ensino a Distância (ED) tal como foi definido até à eclosão da Pandemia COVID-19 e confrontá-lo com o conceito de Emergency Remote Teaching (ERT), cunhado por Hodges et al. (2020). Constata-se que as questões de delimitação conceptual no domínio dos paradigmas e modelos de aprendizagem não são um problema recente. Todavia, a necessidade societal de nomeação e de redesenho rápido de modelos improvisados de ensino e aprendizagem levou à divulgação generalizada de terminologia nem sempre precisa. Pretende-se com a nossa reflexão contribuir para uma visão diacrónica demonstrativa de que os conceitos de ED e de ERT apresentam caraterísticas em comum, mas não são equivalentes.

Biografia Autor

Joana Fernandes, ISCAP-P.PORTO/ CEOS.PP

Joana Castro Fernandes é Professora Adjunta do departamento de Línguas do ISCAP. Coordena o subgrupo de Português. É doutorada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Leciona nas áreas de Linguística, Semiótica e Comunicação. Os seus interesses de investigação dividem-se pela Linguística Geral, a Terminologia, os Estudos de Comunicação e o Ensino da Língua Portuguesa (como língua de Comunicação Especializada e como Língua Estrangeira). Participa com regularidade em eventos académicos nacionais e internacionais e tem publicações académicas e colaborações como revisora de pares em revistas no âmbito da Linguística e da Comunicação.

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Publicado

2021-12:-31

Como Citar

Fernandes, J. (2021). DO ENSINO A DISTÂNCIA AO ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA: DESAFIOS DE DELIMITAÇÃO CONCEPTUAL PÓS-COVID19 : . POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, (21), 220–234. https://doi.org/10.34630/polissema.vi21.4469

Edição

Secção

Estudos