DO ENSINO A DISTÂNCIA AO ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA: DESAFIOS DE DELIMITAÇÃO CONCEPTUAL PÓS-COVID19
DOI:
https://doi.org/10.34630/polissema.vi21.4469Palavras-chave:
Ensino a Distância, Ensino remoto de emergência, Termo, Conceito, Ensino DigitalResumo
Neste artigo, é nosso objetivo apresentar uma breve resenha crítica sobre o conceito de Ensino a Distância (ED) tal como foi definido até à eclosão da Pandemia COVID-19 e confrontá-lo com o conceito de Emergency Remote Teaching (ERT), cunhado por Hodges et al. (2020). Constata-se que as questões de delimitação conceptual no domínio dos paradigmas e modelos de aprendizagem não são um problema recente. Todavia, a necessidade societal de nomeação e de redesenho rápido de modelos improvisados de ensino e aprendizagem levou à divulgação generalizada de terminologia nem sempre precisa. Pretende-se com a nossa reflexão contribuir para uma visão diacrónica demonstrativa de que os conceitos de ED e de ERT apresentam caraterísticas em comum, mas não são equivalentes.
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