Abstract
Introdução: O 5-FU é um fármaco citotóxico utilizado no tratamento de vários tipos de cancro, nomeadamente, cancro da cabeça, cancro da mama e cancro do trato gastrointestinal [1]. Em Portugal, o 5-FU é o fármaco mais habitualmente administrado por via intravenosa contínua fora das instalações hospitalares através de bombas infusoras. No seguimento de alguns relatos publicados em literatura cinzenta sobre a existência de pequenos derrames e resíduos de 5-FU no exterior das bombas infusoras, revela-se pertinente o desenvolvimento de metodologia analítica que permita a sua quantificação, neste contexto. Objectivo: O presente estudo teve como objetivo validar um método analítico para deteção e quantificação de 5-FU nas faces exteriores das bombas infusoras. Métodos: Foram preparados vários calibradores de 5-FU, em compressas de 10cm2. Procedeu-se à execução de um método extrativo que consistiu na agitação das compressas em 15ml de metanol:acetonitrilo:água (10:25:65), seguida de filtração em filtro de PTFE de 0,2µm, adotando métodos previamente descritos [2,3]. Após extração, as amostras foram analisadas em HPLC-DAD (10 µL). Resultados: O tempo de eluição do 5-FU foi de 3 minutos. O método desenvolvido mostrou-se linear nas concentrações entre 1ng/µL e 20ng/µL, verificando-se um limite de deteção de 0.11 ng/µL e um limite de quantificação de 0.36 ng/µL. A precisão intra-dia variou entre 87.33% e 97.57%; a precisão inter-dia variou entre 96.85% e 98.17%; e a exatidão foram próximas de 100%, para qualquer uma das concentrações avaliadas. Os resultados obtidos mostraram-se concordantes com os descritos na literatura, como adequados [4,5]. Conclusão: O método desenvolvido e validado pode ser facilmente aplicado em ambiente real, permitindo a análise dos resíduos de 5-FU na face exterior de bombas infusoras, resultante de fugas ou derrames. A aplicação do método permitirá avaliar a adequação das bombas infusoras e/ou da sua preparação, promovendo maior segurança para familiares dos doentes e para profissionais de saúde.
References
Gómez-Canela C, Bolivar-Subirats G, Tauler R, Lacorte S. Powerful combination of analytical and chemometric methods for the photodegradation of 5-Fluorouracil. Journal Pharmaceutical and Biomedical Analysis. 2017; 137:33-41.
Viegas S, Oliveira AC, Carolino E, Pádua M. Occupational exposure to cytotoxic drugs: the importance of surface cleaning to prevent or minimise exposure. Archives of Industrial Hygiene and Toxicology. 2018; 69(3):238-249.
Viegas S, Pádua M, Veiga AC, Carolino E, Gomes, M. Antineoplastic drugs contamination of workplace surfaces in two Portuguese hospitals. Environmental Monitoring and Assessment. 2014; 186(11):7807-7818.
EMA. Guideline on bioanalytical method validation. 2011.
FDA. Q2(R1) Validation of Analytical Procedures: Text and Methodology Guidance for Industry. 2005.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Andreia Cardoso, Patrícia Correia, Fernando Moreira