Ler, ouvir, falar e escrever com “Le Fantôme de l'Opéra”
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v13i1.6347Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, FLE, Literatura, BibliotecaResumo
O estudo de obras literárias em língua estrangeira apresenta-se como um instrumento privilegiado, na medida em que permite o desenvolvimento linguístico e (inter)cultural dos estudantes. Estimula e fomenta o seu interesse e promove a sua implicação ativa no processo de ensino-aprendizagem (Carter & Long, 1991; Kramsch, 1993).
Neste contexto, propõe-se a dinamização de um atelier de Francês Língua Estrangeira (FLE), dirigido a aprendentes com um nível mínimo A2 (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas), centrado num excerto da obra: “Le Fantôme de l’Opéra” de Gaston Leroux (1910).
Mediante uma abordagem textual-discursiva (Charaudeau, 2001, 2008) e de cariz interativo (Bruner, 1983), pretende-se desenvolver as quatro competências linguísticas (compreensão escrita e oral e produção escrita e oral) nos estudantes. Estes terão a oportunidade de explorar o universo cativante de Gaston Leroux, com as suas personagens misteriosas e lugares emblemáticos da cidade de Paris, do século XIX. Adicionalmente, poderão enriquecer o seu vocabulário e trabalhar e consolidar estruturas gramaticais, designadamente os tempos verbais do passado, através de um conjunto de atividades variadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2026 Lucie Oliveira, Maria Inês Regadas Braga Rego

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.