Museu como dispositivo de investigação em arte e design baseada na prática

Autores

  • Teresa Matos Pereira Escola Superior de Educação de Lisboa
  • Sandra Pereira Antunes Escola Superior de Educação de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4854

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Pesquisa em arte e design baseada na prática, Design studies, Cultura material e imaterial, Practice based research

Resumo

O presente texto dá conta dos princípios, do processo investigativo e de alguns entre os resultados apurados no âmbito da Unidade Curricular de Estudos de Arte e Design, do curso de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa.

Assumiu-se como contexto de trabalho o Museu Nacional de Etnologia, tendo sido lançadas aos estudantes as seguintes questões iniciais: “Que significados os do Museu?” e “De que modo pode, ou não, o Museu fomentar ou condicionar investigação em Arte e em Design?”.

Da visita ao espaço museológico e das primeiras sessões coletivas de discussão em sala de aula, emergiram problemáticas que informaram o desenrolar, amadurecimento e conceção dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Destes optámos por trazer os que tomaram corpo no círculo do design, demonstrativos de abordagem onde o objeto é documento cultural material, constituído e constituindo-se ação cultural.

Downloads

Publicado

2023-02-05

Como Citar

Matos Pereira, T., & Pereira Antunes, S. (2023). Museu como dispositivo de investigação em arte e design baseada na prática. Sensos-e, 10(1), 115–128. https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4854