Bonecas e os discursos de representação de gêneros: analisando peças publicitárias de uma logomarca brasileira
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4850Palavras-chave:
Bonecas, Brinquedos, Gênero, Consumo, InfânciaResumo
Com o presente artigo damos a conhecer uma investigação sobre a representação social da boneca, explorando uma socialização que enfatiza a divisão dos papéis de género, isto é, o papel da mulher vinculado ao papel de mãe, cuidadora sustentando relações de poder assimétricas que influenciam o brincar e as brincadeiras. O estudo foi feito a partir das peças de publicidade às bonecas difundidas no canal de Youtube “Brinquedos Estrela” nos últimos 10 anos. Foram analisadas 20 peças de publicidade, divulgadas na página do Youtube “Brinquedos Estrela”. A análise incidiu sobre os seguintes itens: descrição das/dos atrizes/atores, cores predominantes, acessórios, cenário e direcionamento de gênero. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com foco na produção e veiculação das peças publicitárias. Diante disso, foi possível perceber que os brinquedos podem interferir nas representações que as crianças fazem sobre o mundo social e cultural em que se inserem pelo facto de incentivarem padrões preestabelecidos nas relações de gênero e reprodução de papéis sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Beatriz Fernanda Jorge, Gabriela Aceituno, Maria Walburga dos Santos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.