Bonecas e os discursos de representação de gêneros: analisando peças publicitárias de uma logomarca brasileira

Autores

  • Beatriz Fernanda Jorge Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; CRIEI - Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância; Núcleo de Educação e Estudos da Infância
  • Gabriela Aceituno Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; CRIEI - Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância; Núcleo de Educação e Estudos da Infância
  • Maria Walburga dos Santos Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; CRIEI - Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância; Núcleo de Educação e Estudos da Infância

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4850

Palavras-chave:

Bonecas, Brinquedos, Gênero, Consumo, Infância

Resumo

Com o presente artigo damos a conhecer uma investigação sobre a representação social da boneca, explorando uma socialização que enfatiza a divisão dos papéis de género, isto é, o papel da mulher vinculado ao papel de mãe, cuidadora sustentando relações de poder assimétricas que influenciam o brincar e as brincadeiras. O estudo foi feito a partir das peças de publicidade às bonecas difundidas no canal de Youtube “Brinquedos Estrela” nos últimos 10 anos. Foram analisadas 20 peças de publicidade, divulgadas na página do Youtube “Brinquedos Estrela”. A análise incidiu sobre os seguintes itens: descrição das/dos atrizes/atores, cores predominantes, acessórios, cenário e direcionamento de gênero. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com foco na produção e veiculação das peças publicitárias. Diante disso, foi possível perceber que os brinquedos podem interferir nas representações que as crianças fazem sobre o mundo social e cultural em que se inserem pelo facto de incentivarem padrões preestabelecidos nas relações de gênero e reprodução de papéis sociais.

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Publicado

2023-02-05

Como Citar

Jorge, B. F. ., Aceituno, G. ., & Santos, M. W. dos. (2023). Bonecas e os discursos de representação de gêneros: analisando peças publicitárias de uma logomarca brasileira. Sensos-e, 10(1), 67–81. https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4850