Educação Especial na formação inicial de professores: um mapeamento de teses e dissertações (2006-2020)
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4847Palavras-chave:
Educação especial, Inclusão, Formação de professores, Pesquisas, ProKnow-CResumo
Quando se trata dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, no âmbito do ensino, os temas e conteúdos sobre as pessoas com deficiência comumente são tratados nos componentes curriculares que abordam a Educação Especial. O presente artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento das teses e dissertações sobre educação especial e formação inicial de professores no Brasil, entre os anos de 2006 e 2020. Como abordagem metodológica, utiliza-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho quanti-qualitativo, com levantamento bibliográfico utilizando o instrumento ProKnow-C, no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com um portfólio bibliográfico resultante de 18 documentos. Por meio da análise de conteúdo de Bardin (2002), foram elaboradas as seguintes categorias temáticas e emergentes: i) interdisciplinaridade; ii) superficialidade; iii) relação com a pessoa com deficiência; e, iv) (des)articulação teoria/prática. Identificou-se no portfólio bibliográfico produzido que a Educação é a área onde a temática é mais explorada, o que se alinha com a própria formação pesquisada, a Pedagogia. Observa-se que os componentes de Educação Especial estão presentes na organização curricular dos cursos de Pedagogia. No entanto, a sua presença não é indicativo ou garantia de uma formação inicial compromissada com o posicionamento crítico e práticas inclusivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Hector Renan da Silveira Calixto, Tânia Suely Azevedo Brasileiro
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.